IFMG Ipatinga recebe R$ 1,4 milhão do Novo PAC para construir restaurante estudantil

Investimento do Governo Federal busca fortalecer a permanência dos alunos; campus também avança em expansão institucional e prevê novos cursos e aumento de vagas

06/02/2026 às 14:51 por Redação Plox

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ipatinga foi contemplado com R$ 1,4 milhão em investimentos do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor será destinado à construção de um restaurante estudantil dentro da unidade, obra considerada estratégica para garantir a permanência dos alunos e ampliar o acesso à educação pública de qualidade no Vale do Aço.


Autoridades durante solenidade de assinatura.

Autoridades durante solenidade de assinatura.

Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.

Segundo o diretor-geral do IFMG campus Ipatinga, Rafael Martins, o restaurante estudantil é um equipamento público essencial para assegurar condições adequadas de aprendizagem e contribuir para a redução da evasão escolar. A iniciativa atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica e está alinhada às diretrizes do Novo PAC, que prioriza investimentos estruturantes em educação, saúde e desenvolvimento regional.



 Rafael Martins - Diretor Geral do IFMG campus Ipatinga. 

Vídeo: Stella Dutra / Plox Brasil. 

IFMG Ipatinga em expansão institucional

Paralelamente à construção do restaurante, o IFMG Campus Ipatinga passa por um processo de expansão institucional. A unidade deixou de ser classificada como campus avançado e passou a integrar a tipologia 4026, modelo adotado pelo Ministério da Educação que prevê crescimento estrutural e acadêmico, com ampliação do quadro de servidores, criação de novos cursos e aumento do número de vagas ofertadas.


Atualmente, o campus oferece os cursos técnicos em Eletrotécnica e Automação Industrial, ambos integrados ao ensino médio, além do curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica. Com a nova configuração institucional, serão implantados um curso técnico subsequente em Eletrotécnica, voltado a estudantes que já concluíram o ensino médio, e um curso superior de Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Novos cursos e resposta ao mercado de trabalho

A nova graduação em Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados está alinhada às transformações do mercado de trabalho e à crescente demanda por profissionais qualificados nas áreas de tecnologia, inovação e análise de dados. Essas competências são consideradas estratégicas para a indústria, o comércio e os serviços públicos, fortalecendo a inserção dos futuros egressos em diferentes setores da economia.

Com a ampliação, o número de vagas ofertadas pelo IFMG Ipatinga passará das atuais 440 para 640 já na primeira fase de implantação.


Cerimônia marca início das obras do restaurante estudantil e ampliação da oferta de vagas na unidade.

Cerimônia marca início das obras do restaurante estudantil e ampliação da oferta de vagas na unidade.

Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.


A expectativa é que, após a consolidação completa do modelo 4026, o campus ultrapasse 800 vagas, consolidando-se como um importante polo de educação técnica e superior na região do Vale do Aço.

PAC prioriza infraestrutura educacional

O investimento no IFMG Ipatinga integra o conjunto de ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), relançado pelo governo federal com foco na retomada de obras públicas, na modernização da infraestrutura educacional e na redução das desigualdades regionais.


Na área da educação, o programa prevê recursos para universidades e institutos federais, com o objetivo de ampliar o acesso à formação profissional e tecnológica e fortalecer a rede de educação pública em diferentes regiões do país.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a