Pirarucus presenteados a Lula atacam animais e viram problema no lago da Granja do Torto

Peixes doados pelo ministro Alexandre Silveira teriam matado jabutis e aves; caso foi citado por Lula em jantar com deputados e será acompanhado por biólogo

06/02/2026 às 08:43 por Redação Plox

Os cerca de 20 peixes pirarucus dados de presente ao presidente Lula (PT) se transformaram em um problema na Granja do Torto, residência de veraneio da Presidência da República, em Brasília. Segundo relatos, os animais estão atacando e matando outros bichos que vivem no lago da propriedade.

Granja do Torto

Granja do Torto

Foto: Ichiro Guerra/PR


Pirarucus foram presente de ministro e estão em lago com outros animais

Os peixes foram doados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e colocados no lago da Granja do Torto, onde também vivem jabutis e aves. O episódio foi citado pelo presidente durante um jantar com mais de 20 deputados federais, realizado na quarta-feira (4).

Em tom de brincadeira com os parlamentares, Lula comentou que os pirarucus se tornaram um incômodo por causa dos ataques a outros animais do lago.

De acordo com relatos de deputados e ministros presentes ao encontro, os pirarucus teriam atacado até filhotes de patos que recebem cuidados da primeira-dama, Janja da Silva. Um biólogo acompanha a situação e monitorará o comportamento dos peixes para avaliar os impactos no ambiente do lago.

Jantar serviu pirarucu, mas de outra origem

Apesar da “dor de cabeça” provocada pelos peixes na Granja do Torto, o jantar oferecido aos deputados teve pirarucu no cardápio. Segundo apuração do blog de Julia Dualibi, contudo, o peixe servido não foi retirado do lago da residência oficial, mas de outro local em Brasília, provavelmente do Palácio da Alvorada.

O episódio expôs um efeito inesperado do presente ao presidente e reacendeu a atenção para o manejo de espécies de grande porte em ambientes compartilhados com outros animais na Granja do Torto.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a