Outras macrorregiões entram na onda roxa do Minas Consciente
Em reunião na manhã deste sábado, o Governo de Minas ampliou as regiões que estão na fase mais rígida do programa
Por Plox
06/03/2021 15h04 - Atualizado há cerca de 4 anos
Na manhã deste sábado (6), mais duas macrorregiões e uma microrregião entraram na onda roxa do programa Minas Consciente, programa do Governo de MInas Gerais para conter a pandemia de Covid-19 no Estado. A onda roxa foi criada nesta semana e é a onda com mais restrições.
Segundo informações divulgadas por Romeu Zema, governador de Minas Gerais, em seu perfil no Twitter, as macrorregiões do Triângulo do Sul, Norte e outras 21 cidades na microrregião em Ponte Nova foram realocadas no programa.
“Atualizações do Minas Consciente: a partir de amanhã (07/03), a macrorregião Triângulo do Sul, que conta com 27 municípios, será inserida na Onda Roxa. Neste sábado, a microrregião de Ponte Nova, composta por 21 cidades, também aderiu à onda mais restritiva do plano”. “A macrorregião Norte também entrará na onda roxa do plano Minas Consciente”.

Onda Roxa
Para conter a evolução da pandemia e restabelecer a capacidade de assistência hospitalar das macrorregiões, o Governo de Minas criou a onda roxa do Minas Consciente. A informação foi divulgada na última quarta-feira (3).
A determinação foi aprovada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar os indicadores da doença no estado. Na quarta-feira, apenas as regiões Noroeste e Triângulo do Norte foram colocadas na onda roxa.
As regras incluem ainda a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Responsabilidade
A determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 pelo fechamento nas regiões inseridas na onda roxa do plano Minas Consciente tem como objetivo evitar o colapso do sistema de Saúde no estado e garantir que não falte assistência médica a nenhum mineiro. Diferentemente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa o caráter impositivo se deve ao risco de saturação e à necessidade de reestabelecer a capacidade de assistência hospitalar nas duas macrorregiões para não comprometer a rede assistencial em todo o estado.
Em alguns municípios mineiros já foi necessária a transferência de pacientes para outras regiões, o que afeta o atendimento no estado de uma forma geral.