Adolescente tem perna amputada após ataque de tubarão

Comitê convoca reunião para redefinição de protocolos

Por Plox

06/03/2023 13h57 - Atualizado há mais de 1 ano

Um adolescente de 14 anos teve a perna direita amputada após ser atacado por um tubarão no domingo (5), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O jovem seguia de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde ficou internado. Somente nesta segunda-feira (6), a assessoria de comunicação do HR divulgou a informação sobre a amputação da perna do jovem durante a cirurgia.

Foto: reprodução redes sociais

 

O ataque aconteceu na área da igrejinha de Piedade, no fim da manhã de domingo. Na região, é proibido tomar banho de mar e praticar esportes por causa do risco de ataques de tubarão. Esta é a 15ª vez que ocorre um incidente com tubarões no local, segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

Foto: reprodução TV

 

O jovem foi submetido a uma cirurgia no HR e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda nesta segunda-feira, o jovem foi transferido para a enfermaria do HR, mas não há previsão de alta. A família do adolescente e a equipe médica estão recebendo acompanhamento do serviço social e psicologia do hospital.

O Cemit convocou uma reunião extraordinária para redefinir protocolos e controlar o acesso de banhistas na área onde ocorreu o ataque. Na região, desde 1999, é proibido práticas esportivas, mergulho e natação. Em 2021, também começou a restrição para banho de mar, após a expedição de um decreto municipal.

Este é o segundo ataque de tubarão registrado no Grande Recife nos últimos dias. Na segunda de carnaval, um surfista foi atacado por um tubarão em Olinda. Após ficar internado por dez dias no HR, o surfista recebeu alta e não perdeu os movimentos da perna afetada.

Destaques