Nova Vacina contra Covid-19 recebe aprovação da Anvisa

Imunizante atualizado para variante XBB 1.5 será distribuído a partir de abril

Por Plox

06/03/2024 13h59 - Atualizado há 4 meses

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conferiu aprovação ao registro da vacina Spikevax monovalente contra a Covid-19, adaptada para combater a nova variante XBB 1.5. Este desenvolvimento, anunciado na quarta-feira, 6 de março de 2024, é um passo significativo na continuidade das estratégias de imunização no Brasil. A vacina, uma colaboração entre a Adium S.A. e a Moderna, promete reforçar a proteção contra a evolução do vírus.

Cobertura Vacinal Ampliada

A Spikevax está recomendada para a imunização ativa de indivíduos a partir de 6 meses de idade, ampliando a cobertura vacinal em um espectro etário abrangente. Esta é a segunda vacina monovalente que foca especificamente na variante XBB 1.5 a receber luz verde da Anvisa, seguindo a autorização concedida anteriormente à vacina Comirnaty, da Pfizer.

Início da Distribuição em Abril

Segundo anúncio da ministra da Saúde, Nísia Trindade, as doses do novo imunizante deverão chegar ao Brasil até o final do mês, com a distribuição planejada para iniciar em abril. Os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, serão os primeiros a receber a vacina atualizada, numa tentativa de maximizar a eficácia da campanha de imunização contra variantes emergentes do coronavírus.

Destaques