Lula anuncia medidas para reduzir preço dos alimentos nesta quinta

Presidente se reúne com setor alimentício e deve detalhar ações para conter alta nos preços

Por Plox

06/03/2025 16h22 - Atualizado há 21 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, nesta quinta-feira (6), um conjunto de medidas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. O governo busca estratégias para conter a alta nos custos e, ao mesmo tempo, reverter a queda na popularidade do presidente.


Imagem Foto: Agência Brasil


A confirmação das ações foi feita pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que se reuniu com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante a manhã. Segundo o ministro, a agenda inclui encontros com membros do governo e representantes da indústria alimentícia.


O dia começou com uma reunião preparatória às 9h30, seguida por um encontro ministerial às 14h30 no Palácio do Planalto. Em seguida, Lula se reunirá com representantes do setor produtivo para apresentar e detalhar as novas medidas.


Entre as entidades presentes na reunião estão:


- Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA);


- Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC);


- Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS);


- Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA);


- Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).



O anúncio ocorre em meio a um cenário de queda na aprovação do presidente. De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest divulgada no final de fevereiro, a desaprovação do governo cresceu significativamente em estados do Sudeste, ultrapassando os 60% na região.


Minas Gerais, por exemplo, registrou um aumento na rejeição, passando de 47% em dezembro para 63% na última análise. A aprovação caiu de 52% para 35%, indicando um desgaste na popularidade do presidente.



A expectativa agora é que as medidas propostas consigam impactar diretamente os preços e aliviar o custo de vida da população, uma das principais preocupações dos brasileiros.


Destaques