Toyota anuncia fechamento de fábrica no Brasil
Unidade foi a primeira fábrica da companhia no país e a primeira fora do Japão
Por Plox
06/04/2022 08h00 - Atualizado há cerca de 3 anos
Nessa terça-feira (5), a Toyota anunciou que irá fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A fábrica foi criada pela empresa há 60 anos e toda produção será transferida para outras unidades.
A fábrica de São Bernardo é a primeira fábrica da empresa fora do Japão e uma das mais antigas do país, no setor automotivo. Os trabalhos para a saída começarão em dezembro deste ano e tem previsão de término em novembro de 2023.

De acordo com a Toyota, o processo de saída de São Bernardo vai acontecer de forma gradual. Todo setor de produção de componentes será transferido para outras fábricas da marca no país, em Sorocaba Indaiatuba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo.
Conforme a empresa japonesa, não há previsão de demissões em relação aos 550 colaboradores e afirmou que oferecerá oportunidades para todos eles. A medida foi tomada para a companhia ter mais competitividade no cenário atual do mercado brasileiro e até sul-americano.
A fábrica foi Inaugurada em 1962, se transformando na primeira fábrica da companhia no país e a primeira da multinacional fora do Japão. Na fábrica são produzidas peças dos carros produzidos pela Toyota no mercado sul-americano e nos Estados Unidos.