Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Atriz espanhola Ana Obregón gera polêmica ao se tornar mãe e avó da mesma criança

Barriga de aluguel e uso de sêmen do filho falecido colocam Ana Obregón no centro do debate na Espanha

06/04/2023 às 20:37 por Redação Plox

Uma fotografia da atriz e apresentadora espanhola Ana Obregón, de 68 anos, deixando um hospital em Miami com uma bebê nos braços, gerou uma grande polêmica na Espanha, envolvendo até mesmo o governo do país. Obregón, conhecida em seu país, tornou-se mãe de uma criança concebida através de "barriga de aluguel" e sêmen de seu filho falecido há três anos.

A polêmica começou quando a revista de celebridades "Hola" publicou em sua capa uma foto de Obregón saindo do hospital, segurando um bebê. A revista afirmou que a atriz havia se tornado mãe de uma criança gerada por outra mulher através de uma "barriga de aluguel", prática legalizada nos Estados Unidos. Ana Obregón tinha apenas um filho, que morreu em 2020 aos 27 anos. A imagem rapidamente viralizou na Espanha.

Ana virou o centro de uma polêmica em seu país. Foto: Reprodução / Instagram.

 

Debate sobre barriga de aluguel

O caso gerou um intenso debate sobre a "barriga de aluguel", prática ilegal na Espanha e no Brasil. Muitos casais buscam países que permitem essa prática, como os Estados Unidos. A ministra espanhola da Igualdade, Irene Montero, criticou Obregón, dizendo: "Nunca se esqueçam das mulheres que estão por trás. Há um viés discriminatório por pobreza claro. Não se esqueçam de que esta é uma prática ilegal na Espanha e uma forma de violência contra as mulheres".

Feministas e outros grupos também criticaram a atriz pela exploração de mulheres com menos condições financeiras e sociais. Obregón defendeu-se, afirmando que a técnica de reprodução assistida é legal em muitos países, mas a Espanha ainda está no século passado.

Capa da revista "Hola" com Ana e o bebê. Foto: Reprodução.

 

Sêmen do filho falecido

Outro aspecto polêmico é o fato de a atriz ter usado o sêmen de seu filho já morto para a fecundação. Obregón, em entrevista à "Hola", alegou que era um desejo de seu filho, que, ao enfrentar um câncer terminal, expressou vontade de ter um filho e teve uma amostra de seu sêmen coletada e congelada.

A inseminação não seria permitida na Espanha, que estabelece um limite de 12 meses após o falecimento para o procedimento. Porém, nos Estados Unidos, onde seu filho Alessandro Lequio faleceu, não há tal limitação.

Mãe e avó ao mesmo tempo

Ana Obregón tornou-se mãe e avó ao mesmo tempo devido ao processo legal. Ela é avó biológica por ser mãe do pai da criança e adotou a menina para ter sua guarda legal. A criança nasceu nos Estados Unidos, mas viverá na Espanha com a apresentadora.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
Cemig
GERAL

"2 anos sem conta Cemig": cadastro para o próximo sorteio pode ser realizado até sábado (15)

Conforme a companhia, a promoção se estenderá até o final de 2023, com quatro sorteios a cada 15 dias. No final do anos, serão 64 ganhadores ao longo do ano

Foto: reprodução/Youtube/CBS Miami)
GERAL

Criança de 5 anos morre após desabamento de buraco de areia na Flórida

Um incidente chocante resulta na morte de uma criança e deixa outra ferida enquanto brincavam em uma praia da Flórida

carro
GERAL

Carro mais seguro do mundo pega fogo e motorista "desfila" com veículo

Carcaça de luxo perambula por capitais brasileiras

GERAL

Bumbum de Anitta em show na Globo e culto ao vivo no SBT geram "divisões" na virada do ano

As escolhas das emissoras geraram discussões nas redes sociais

para você
Acidente BR-381
POLíCIA

Van capota e cinco pessoas ficam feridas na BR-381

Segundo os bombeiros, 12 pessoas estavam na van no momento do acidente

Açaí brasileiro conquista espaço e abre portas no mercado chinês
ECONOMIA

Açaí brasileiro conquista espaço e abre portas no mercado chinês

Produto amazônico se destaca em acordos comerciais que também incluem café e carne

SAúDE

Prevenção no Carnaval: Repelente e Vacina Contra Arboviroses

Minas Gerais reforça ações contra dengue, chikungunya e febre amarela durante a folia

dd
EDUCAçãO

Biblioteca de Darwin é digitalizada e revela diversidade de leituras

O catálogo completo da biblioteca pessoal de Charles Darwin, abrangendo uma vasta gama de temas, desde estudos sobre porquinhos-da-índia epilépticos até seus romances favoritos, foi finalmente digitalizado e tornado acessível ao público