Bebê de 6,2 kg e 59 cm quebra recorde e vira o maior já nascido em hospital de MG
Recém-nascido surpreende equipe médica em Caratinga ao nascer com tamanho muito acima da média brasileira
Por Plox
06/04/2025 12h21 - Atualizado há 17 dias
Um nascimento surpreendente chamou atenção da equipe médica do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Na última quinta-feira, dia 3 de abril, veio ao mundo João Vitor, um bebê que pesou 6,266 kg e mediu 59 cm, tornando-se o maior já nascido na unidade hospitalar da cidade.

A mãe, Maria José, contou que, apesar de perceber o volume abdominal acentuado e a dificuldade para se locomover, não imaginava que o filho teria um tamanho tão expressivo. O menino é o terceiro filho da família, que tem histórico de recém-nascidos com pesos acima da média nacional — que varia de 2,5 kg a 4 kg. O primogênito nasceu com 4,5 kg, e o segundo, com 4,9 kg.
Responsável pela cesariana, a ginecologista e obstetra Valdênica Gomes revelou que já se esperava um bebê grande, mas o peso final surpreendeu a equipe. Outro fato que chamou a atenção foi o peso da placenta, que chegou a 1,220 kg, conforme relatado pela médica.
A equipe que participou do procedimento contou ainda com a ginecologista Laura Ferraz, o anestesista Paulo Tostes, o pediatra Jonas Filho e a auxiliar Rosana Vieira. As técnicas de enfermagem Nair Barbosa, Lilian de Oliveira, Cinthia Silva e Izadora Barbosa, além da enfermeira Kivia Dinelli, também integraram o time que acompanhou o parto.
Segundo o hospital, tanto a mãe quanto o bebê estão em bom estado de saúde.
A condição de nascimento com peso acima de 4 kg é conhecida como macrossomia, fenômeno que pode estar ligado a fatores genéticos ou à predisposição materna ao diabetes gestacional.