Trump ameaça intensificar ataques ao Irã se Estreito de Ormuz não reabrir até terça
Presidente dos EUA citou possíveis alvos como usinas de energia e pontes e disse ver chance de acordo, mas prometeu endurecer caso não haja entendimento
Famílias atingidas pelas chuvas em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais, já podem avançar no processo para receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 7,3 mil por família. Para que o pagamento seja liberado, é obrigatório validar as informações cadastrais no Portal do Cidadão.
A validação deve ser feita pelo responsável familiar indicado no cadastro realizado pelas prefeituras. Ao confirmar os dados, o cidadão permite a continuidade do processo até a liberação do benefício.
Familias atingidas pelas chuvas em Minas, devem validar cadastro, para receber beneficio.
Foto: Reprodução
No Portal do Cidadão, é possível conferir as informações enviadas, confirmar os dados e acompanhar o status do cadastro, verificando se ele foi aprovado ou se há pendências.
A expectativa é que os primeiros pagamentos ocorram nos próximos dias, após o processamento das informações pela Caixa Econômica Federal.
Para concluir a validação, o responsável familiar deve:
Depois da confirmação, o pedido segue para análise e, em seguida, para a liberação do pagamento pela Caixa.
Em caso de dificuldade de acesso, como problemas com senha ou com a conta Gov.br, o cidadão pode usar o chat de atendimento disponível no Portal Gov.br, na opção “Auxílio Reconstrução MG”.
Se houver erros ou pendências no cadastro, é necessário buscar atendimento presencial no município. Em Juiz de Fora, o serviço é prestado nas unidades do DIGA. Já em Ubá, o atendimento ocorre na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O Auxílio Reconstrução é um benefício emergencial, pago em parcela única, destinado a famílias que tiveram perdas materiais por causa das chuvas. O valor pode ser usado livremente, inclusive para a compra de móveis, eletrodomésticos ou materiais de construção.
O processo de liberação envolve três etapas: cadastro pelas prefeituras, análise das informações e validação pelo cidadão. O pagamento é feito pela Caixa em conta poupança social digital, aberta automaticamente em nome do beneficiário.