Tênis verde ou rosa? qual o mistério da postagem que bombou na internet?

Não tem nada a ver com predominância de hemisfério cerebral.

Por Plox

06/05/2019 23h21 - Atualizado há quase 5 anos

Uma imagem compartilhada infinitamente nas redes sociais neste fim de semana intrigou os internautas. 

Uma fotografia de um tênis que era visto como sendo de cor verde por umas pessoas e como sendo rosa por outras.

Amigos se contradizendo quanto à cor do calçado, assim a discussão sobre qual seria a “verdadeira” cor do objeto ganhou força. Não demorou para aparecer a “resposta”, assim, como tudo que circula pelos aplicativos de mensagens, teorias explicativas sem o menor crivo de apuração se juntaram à postagem principal.

tenis verde e rosa
Foto: reprodução

Uma das explicações que mais circulou é contestada por oftalmologistas. Segundo essa “explicação”, a percepção da cor mudaria de verde para rosa dependendo de qual lado do cérebro é predominante na pessoa que observa a imagem. 

Para os especialistas da visão, esta justificativa não se sustenta e que já é sabido que as pessoas enxergam as cores de forma subjetiva. Isso quer dizer que nosso mecanismo de visão, que se inicia no olho e termina no lobo occipital, na parte de trás do cérebro, dá resultados diferentes para cada pessoa. E isso não tem nada a ver com predominância de hemisfério cerebral.

vestido muda de corFoto: reprodução

Em 2015, outro caso similar dominou a rede. Um vestido que, supostamente, também mudaria de cor, intrigou até mesmo a socialite Kim Kardashian e outras personalidades, que viam o mesmo vestido com cores diferentes, tal como agora ocorre com o tal tênis.
 

Destaques