Cotonetes para realizar testes de covid na Indonésia são reutilizados em aeroporto, afirma polícia

Cinco funcionários suspeitos foram presos

Por Plox

06/05/2021 16h32 - Atualizado há quase 3 anos

A Polícia da Indonésia revelou que há a possibilidade de milhares de passageiros de um aeroporto da Indonésia terem sido testados contra covid-19 com swabs - que são cotonetes estéreis para coletar exames microbiológicos - que já foram usados em outras pessoas.

Cotonetes para realizar testes de covid na Indonésia são reutilizados em aeroporto, afirma polícia
Foto: Reprodução/TV Cultura

Com isso, foram presos pela polícia cinco funcionários de uma empresa estatal que  abastecia o aeroporto Kualanamu com testes contra a covid-19. A investigação da polícia começou a ser feita depois de muitos passageiros reclamarem de falsos positivos nos testes.

Antes de embarcar na Indonésia, há uma obrigação no país que os passageiros apresentem um teste negativo. E há a possibilidade de realizar testes nos aeroportos.

De acordo com a polícia, os swabs podem ter sido reusados em até 10 mil pessoas. Eles, segundo a investigação, eram lavados com álcool e o golpe acontecia desde de dezembro.

No país, há uma média de 5 mil casos de infecção com o coronavírus e 170 mortes pela doença por dia. A Indonésia, desde que começou a pandemia, registrou 1,69 milhão de infectados e 46 mil mortes.

O país é o quarto mais populoso do planeta, com 273 milhões de habitantes. Só fica atrás da China, Índia e Estados Unidos.
 

Destaques