Estudante proibida pela Justiça de ingressar na USP por fazer homeschooling ganha oportunidades nos EUA

Elisa de Oliveira Flemer ganhou chances de estagiar e estudar na Califórnia

Por Plox

06/05/2021 08h10 - Atualizado há quase 3 anos

Elisa de Oliveira Flemer, de 17 anos, a estudante que a Justiça proibiu de cursar engenharia civil na Escola Politécnica da USP por ser estudante de homeschooling ganhou oportunidades nos Estados Unidos. A jovem foi contemplada com uma bolsa para um curso e foi convidada para estagiar em uma empresa no Vale do Silício, que fica na região da Califórnia.

Elisa demonstrou muita alegria com os convites e avisou que logo que puder irá para os Estados Unidos. "Fiquei muito feliz em ganhar essa bolsa e poder fazer essa imersão no Vale do Silício. Com toda certeza assim que for possível viajar para lá eu irei. Já com relação ao convite de estágio ainda não aceitei porque a minha prioridade é estudar e estou aguardando alguns resultados de universidade norte-americanas", declarou.

Estudante proibida pela Justiça de ingressar na USP por fazer homeschooling ganha oportunidades nos EUA
A estudante de homeschooling Elisa ganhou oportunidades nos EUA Foto: Reprodução: TV/TEM

A empresa que convidou a estudante prometeu se responsabilizar por todos os gastos dela enquanto ela estiver no curso, cuja duração, pelo que se estima, é de uma semana. Ela poderá estudar em um curso online oferecido por essa mesma companhia, para Business Administration (administração de empresas) em uma universidade do país norte-americano. A empresa também fez um convite a ela para ser uma de seus estagiários.

Elisa ainda aguarda o resultado das bolsas de estudos a que está concorrendo nos Estados Unidos. Ela diz que passar para uma delas seria a concretização de um sonho e torce muito para que seu objetivo seja alcançado. A estudante está na lista de espera em quatro dessas bolsas a que concorre.

O fechamento das fronteiras em muitos países por causa da pandemia do coronavírus está impedindo a jovem de saber em que momento poderá partir para o Vale do Silício e se dedicar ao curso.

Mas Elisa não desistiu da vaga conquistada no curso de engenharia civil na Escola Politécnica da USP. Sua família entrou na Justiça para que ela possa realizar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ainda em 2021 e ingressar na universidade paulista.

Estudante proibida pela Justiça de ingressar na USP por fazer homeschooling ganha oportunidades nos EUA
Foto: Reprodução: TV/TEM

Essa prova é realizada pelo governo federal e, caso os jovens e adultos que não tiverem concluído os estudos sejam aprovados, eles terão certificado de ensino fundamental ou do ensino médio. A exigência do exame é que a pessoa tenha mais de 18 anos. Elisa tem 17 anos e fará aniversário em setembro. A prova será realizada em agosto.
 

Destaques