Rosângela Reis pede inclusão de garis e conselheiros tutelares na prioridade de imunização

O pedido ressalta que seja feita uma recomendação aos municípios mineiros para que as categorias sejam incluídas no grupo prioritário

Por Plox

06/05/2021 14h21 - Atualizado há quase 3 anos

A alta exposição ao coronavírus é a justificativa da deputada estadual Rosângela Reis para solicitar a inclusão dos profissionais de limpeza urbana e também os conselheiros tutelares no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Os requerimentos foram protocolados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para ser direcionado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O pedido ressalta que seja feita uma recomendação aos municípios mineiros para que as categorias sejam incluídas no grupo prioritário, respeitadas as determinações do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Foto: Divulgação


Segundo Rosângela Reis, os trabalhadores da limpeza urbana estão na linha de frente desde o início da pandemia, expostos permanentemente aos riscos de contaminação por manusear os lixos gerados, inclusive por pessoas acometidas da doença.
Já quanto aos conselheiros tutelares, a categoria não paralisou as atribuições, garantindo os direitos das crianças e adolescentes, mesmo diante do crescente índice de violação de direitos, como casos de violência doméstica e sexual, como consequência do isolamento social.
Além disso, ressalta-se que a maioria dos municípios mineiros tem apenas um conselho tutelar, o que causaria um baixo impacto no quantitativo de doses.
“São várias as categorias que são considerados essenciais e estão na linha de frente contra a Covid-19 e não foram incluídas como prioridade no Plano Nacional de Imunização. Nosso pedido é que o Governo de Minas oriente as prefeituras para fazer essa correção e incluir esses profissionais”, afirmou Rosângela Reis.
 


 

Destaques