Brasil se destaca em ranking mundial com seis hospitais entre os melhores

O levantamento considera atendimento de primeira classe, pesquisa e inovação e avalia cerca de 2.300 hospitais em 28 países, com base na opinião de aproximadamente 80 mil profissionais.

Por Plox

06/05/2023 09h12 - Atualizado há quase 2 anos

A revista norte-americana Newsweek divulgou o ranking dos 250 melhores hospitais do mundo em 2023, e o Brasil obteve um resultado notável com a inclusão de seis instituições na lista. O levantamento considera atendimento de primeira classe, pesquisa e inovação e avalia cerca de 2.300 hospitais em 28 países, com base na opinião de aproximadamente 80 mil profissionais.

MONTAGEM R7/REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Hospital Israelita Albert Einstein lidera no país

O Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, conquistou a 34ª posição no ranking, sendo o único hospital da América Latina a integrar o top 100. A instituição se destacou nas especialidades de cardiologia, cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, neurocirurgia, neurologia, oncologia, ortopedia, pediatria e urologia.

Hospital Sírio-Libanês na 104ª posição

Também em São Paulo, o renomado Hospital Sírio-Libanês ficou na 104ª posição do ranking mundial. A unidade principal, situada no bairro da Bela Vista, oferece pronto-atendimento, centro cirúrgico, centros de diagnóstico, oncologia, cardiologia, imunização, infusão e reabilitação.

Destaque fora de São Paulo: Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre (RS), é o único hospital brasileiro fora de São Paulo a figurar na lista, na 115ª posição. Desde 2013, o hospital é afiliado ao Johns Hopkins Medicine International, cuja instituição ocupa o quarto lugar no ranking da Newsweek.

Instituições de renome e excelência em saúde

Outros hospitais brasileiros que integram a lista são o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na 177ª posição, referência em cirurgia robótica e novas tecnologias para tratamento de câncer, e o tradicional Hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, na posição 185, que, além de sua reconhecida maternidade, tem se dedicado a outras especialidades, como oncologia.

O maior complexo hospitalar da América Latina

Na posição 210, encontra-se o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), única instituição pública brasileira na lista e maior complexo hospitalar da América Latina. O HCFMUSP conta com mais de 21 mil colaboradores e realiza mais de 1 milhão de consultas ambulatoriais, 232 mil atendimentos de urgência e 50 mil cirurgias anualmente. O complexo abriga institutos e laboratórios que são importantes fontes de produção de conteúdo científico, incluindo o Instituto Central, Instituto de Psiquiatria, Instituto do Coração, Instituto do Câncer, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Radiologia e Instituto de Medicina Física e Reabilitação.

Destaques