Maestro alemão estreia em Belo Horizonte com concertos clássicos

Sinfônica apresenta ‘O Novo Mundo’ acompanhada por corais e solistas renomados

Por Plox

06/05/2024 10h53 - Atualizado há 6 meses

Belo Horizonte se prepara para receber uma noite de gala musical nesta quarta-feira, 8 de maio, às 20h no Palácio das Artes. Pela primeira vez no Brasil, o maestro alemão Oliver Weder dirigirá a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais em um evento intitulado "O Novo Mundo". O programa do concerto inclui peças de compositores renomados como Antonín Dvořák, Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini.

Foto: Paulo Lacerda/divulgação

Cláudia Malta, diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, expressou entusiasmo com a visita do maestro, destacando a importância de sua experiência no cenário internacional. "Sua presença traz uma oportunidade rica de troca de experiências, beneficiando a nossa música local com sua renomada competência europeia", afirmou.

A primeira parte do concerto destacará coros de óperas famosas de Puccini, celebrando o centenário de sua morte. O Coral Lírico e o Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes performarão juntos, com destaques como 'La Tosca' e o emocionante 'Te Deum', que contará com a participação do barítono belo-horizontino Pedro Viana.

A soprano Melina Peixoto também será uma das estrelas da noite, participando em obras como ‘La Rondine’ e ‘Turandot’ de Puccini. A segunda parte do programa trará a icônica "Sinfonia do Novo Mundo" de Dvořák, famosa por sua associação com a missão Apollo 11 e o primeiro homem na lua, Neil Armstrong, que levou uma gravação da sinfonia consigo ao espaço.

Além do evento principal, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresentará também na terça-feira, como parte do projeto "Sinfônica ao Meio-Dia". O concerto terá entrada gratuita e ocorrerá no Palácio das Artes, oferecendo uma prévia acessível do repertório do grande concerto de quarta-feira.

Destaques