Quem pagou o show da Madonna?

Governo do Rio destaca retorno financeiro do show de Madonna

Por Plox

06/05/2024 19h40 - Atualizado há 12 meses

A cantora americana Madonna encerrou sua "The Celebration Tour" no Rio de Janeiro com um show apoteótico e gratuito na Praia de Copacabana, no sábado (4). A estimativa é que o evento recebeu um investimento total de R$ 60 milhões. O banco Itaú, que tem Madonna em sua campanha de 100 anos, foi o principal patrocinador. Além disso, a marca Heineken também fez parte dos patrocinadores. O show contou com o apoio do governo do Estado do Rio e da prefeitura do Rio, que contribuíram com R$ 10 milhões cada. 

A produtora Bonus Track, conhecida por sua experiência em grandes shows, foi responsável pela produção do evento. A empresa já havia organizado shows de grandes nomes como Rolling Stones, Stevie Wonder, Gilberto Gil e Paul McCartney no Brasil.

Foto aérea do público do show da Madonna no Rio — Foto: Divulgação Guarda Municipal do Rio / Robert Gomes

 

O cachê da cantora foi de R$ 17 milhões, enquanto os demais custos envolveram logística, estrutura e hospedagem. A produção precisou pagar uma taxa de R$ 1 milhão para o Ecad por direitos autorais.

 

Foto: Rede social
Foto: Rede social

Em comparação, o show dos Rolling Stones em Copacabana, em 2006, custou R$ 9,6 milhões, valor que, corrigido pela inflação, seria R$ 25,9 milhões — menos da metade do valor gasto com o show de Madonna.

Apesar dos gastos dos governos municipal e estadual, a expectativa é que o retorno financeiro para o Rio de Janeiro seja significativo. 

 

Secretários se reuniram no CICC para apresentar o balanço da operação especial montada para o show Madonna. Foto: Rafael Campos

Show de Madonna movimenta economia do Rio em mais de R$ 300 milhões
O Governo do Estado do Rio de Janeiro destacou, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (6), o balanço positivo das operações do show de Madonna. O evento, que atraiu mais de 1,6 milhão de pessoas, gerou um retorno de mais de R$ 300 milhões para a economia do estado.

Além de cinco mil agentes, dos bombeiros e das polícias militar e civil, a ação contou com 65 torres de observação, 18 pontos de revista e policiamento na areia.

Confira o balanço final
Corpo de Bombeiros
Além de realizar mais de 50 atendimentos durante todo sábado (4), os 800 agentes da CBMERJ fizeram cerca de duas mil ações com o apoio de embarcações, quadriciclos, ambulâncias, motos de resgate para deslocamento rápido em meio ao público, viaturas de salvamento e caminhões-tanque nos principais pontos de acesso ao evento.⁣

Polícia Militar
Mais de três mil policiais militares foram mobilizados para The Celebration Tour in Rio. No total, quatro mandados de prisão foram cumpridos, entre eles, o de um homem identificado pelo sistema de reconhecimento facial.

Além disso, um adolescente foi apreendido e 38 pessoas foram conduzidas às delegacias de Copacabana. Os agentes apreenderam também cerca de 160 objetos perfurocortantes nos pontos de revista e bloqueio.

Polícia Civil
Cerca de 1,5 mil policiais civis foram mobilizados para o show de Madonna em Copacabana. Os agentes prenderam sete pessoas e apreenderam sete adolescentes infratores. Durante o evento, houve o registro de 213 ocorrências.

Saúde
Durante o show, o Serviço Móvel de Urgência da Capital (SAMU) registrou 1,8 mil ligações. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região, foram realizados cerca de 600 atendimentos à população.

Cedae
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) distribuiu cerca de 50 mil litros de água para o público em quatro pontos de hidratação pela orla.

Patrulha Maria da Penha
Uma ação da Secretaria de Mulher e da Patrulha Maria da Penha marcou presença em quatro pontos de apoio espalhados por Copacabana. Além de um vídeo para alertar sobre assédio, 25 mil abanadores com a campanha "NÃO É NÃO! Respeite a decisão" foram distribuídos para o público.

Para o show de encerramento da turnê em celebração aos 40 anos de carreira da Madonna, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, foram utilizadas ações de tecnologia, como o caminhão de comando do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.

O carro possui 30 câmeras vinculadas a um avançado sistema de reconhecimento facial e drones que sobrevoaram a orla. Com investimento de R$ 8,6 milhões, o veículo possibilitou o auxílio imediato às equipes de agentes espalhadas pela orla para combater possíveis ações criminosas.

 

Despedida

Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite de domingo (5), após se despedir dos fãs que se reuniram em frente ao Copacabana Palace. Ela foi ovacionada pelos admiradores antes de seguir para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

 

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