Aos 115 anos, britânica revela o segredo simples para viver tanto

Ethel Caterham é a pessoa viva mais velha do mundo e compartilha filosofia de vida baseada na paz e na serenidade

Por Plox

06/05/2025 08h03 - Atualizado há 1 dia

Em uma era marcada por correria e estresse constantes, a britânica Ethel Caterham encontrou uma forma silenciosa de atravessar o tempo: sem conflitos, sem pressa e com uma filosofia simples que, segundo ela, é a chave da longevidade. Aos 115 anos, Ethel se tornou oficialmente a pessoa viva mais velha do mundo, segundo o Gerontology Research Group.


Imagem Foto: LongeviQuest


Nascida em 21 de agosto de 1909, no vilarejo de Shipton Bellinger, no sul da Inglaterra, Ethel cresceu em uma casa com mais sete irmãos, em meio a uma realidade de cartas escritas à mão e carruagens. Ao longo da vida, viu de perto transformações marcantes da história mundial — desde duas guerras até a era digital.



Ainda jovem, aos 18 anos, Ethel deixou a Inglaterra rumo à Índia para trabalhar como babá. Depois, viveu em Hong Kong e Gibraltar ao lado do marido, Norman, um major do exército britânico. Com ele, teve duas filhas e retornou ao Reino Unido, onde seguiu sua vida com serenidade mesmo após a morte do companheiro, em 1976.



Durante uma recente entrevista em sua casa de repouso em Surrey, ela resumiu sua filosofia de vida em uma frase impactante: $&&$“Nunca discuto com ninguém. Eu escuto e faço o que gosto”$, disse Ethel com um sorriso tranquilo no rosto.


Esse princípio, aparentemente simples, tem respaldo na ciência. Especialistas apontam que evitar conflitos, cultivar estabilidade emocional e reduzir o estresse são fatores que colaboram diretamente para uma vida mais longa e saudável. Estudos mostram que emoções negativas constantes podem acelerar o envelhecimento e contribuir para doenças crônicas.



Ethel comemorou seu 115º aniversário recentemente com uma tiara brilhante na cabeça, bolo e muito carinho dos cuidadores e amigos na Hallmark Lakeview Care Home, em Camberley. Sua história é mais do que um número impressionante — é um exemplo de que paz interior pode ser um dos caminhos mais eficazes para atravessar o tempo com saúde.



Enquanto muitos buscam fórmulas milagrosas em dietas, exercícios intensos ou suplementos caros, Ethel ensina que, às vezes, o segredo pode estar em ouvir mais, evitar brigas e fazer o que se ama.


Destaques