Brasileiros não devem ser maioria entre 18 mil imigrantes que serão expulsos de Portugal
Em meio a tensões eleitorais, governo português decide retirar estrangeiros ilegais e embaixada brasileira diz que número de afetados do país é mínimo
Por Plox
06/05/2025 12h51 - Atualizado há 1 dia
A Embaixada do Brasil em Lisboa divulgou nesta terça-feira (6) que o número de brasileiros entre os 18 mil imigrantes que deverão ser expulsos de Portugal é considerado \"irrisório\". A informação tem como base dados do próprio governo português.

A medida anunciada pelo governo de Portugal no último sábado (3) prevê que milhares de estrangeiros em situação irregular receberão notificações para deixar o país dentro de 20 dias. Nesta semana, 4,5 mil desses imigrantes começarão a ser notificados. A decisão tem gerado apreensão dentro da comunidade brasileira, que é atualmente a maior entre os estrangeiros vivendo em solo português.
Segundo dados do Itamaraty referentes a 2023, cerca de 513 mil brasileiros residem em Portugal, país que é o segundo principal destino da diáspora brasileira, atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar do elevado número, a representação diplomática brasileira reforçou que os afetados pela medida representam uma minoria muito pequena.
A situação migratória no país europeu ocorre paralelamente ao período de campanha eleitoral. As eleições em Portugal estão marcadas para 18 de maio, e partidos da oposição acusam o governo de utilizar a questão migratória como estratégia política.
O ministro da Previdência de Portugal, António Leitão Amaro, declarou que quem não cumprir a ordem de saída será removido de forma coercitiva. Ele defendeu a criação de um novo regime mais ágil para lidar com deportações, reconhecendo dificuldades atuais na execução das ordens de expulsão.
A Casa do Brasil de Lisboa, instituição que oferece apoio a brasileiros imigrantes, criticou o momento escolhido para acelerar os processos. A presidente da entidade, Ana Paula Costa, questionou se o tema não estaria sendo usado como \"bode expiatório\" em meio à corrida eleitoral.
A Embaixada do Brasil informou que está acompanhando de perto a situação e agendou uma reunião com autoridades portuguesas para discutir o caso. No entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre a data desse encontro, tampouco o número exato de brasileiros que receberão a notificação para deixar o território português.
Os imigrantes notificados terão até 20 dias após a comunicação oficial para deixarem voluntariamente o país.