Ipatinga inicia Maio Amarelo com alerta sobre velocidade no trânsito

Com foco na segurança viária, campanha desenvolve ações educativas ao longo do mês e mobiliza diversos setores da sociedade

Por Plox

06/05/2025 17h20 - Atualizado há 2 dias

A campanha Maio Amarelo 2025 foi oficialmente lançada em Ipatinga nesta terça-feira (6), com o tema 'Desacelere, seu bem maior é a vida'. A iniciativa, promovida pela administração municipal por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), tem como objetivo promover a conscientização sobre segurança viária, por meio de ações educativas voltadas a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.


Imagem Foto: Reprodução / PMI


A cerimônia de abertura ocorreu na Praça João Teófilo Pereira (Praça Duvale), no bairro Cidade Nobre, e reuniu autoridades municipais, representantes de órgãos de trânsito, forças de segurança, lideranças comunitárias e entidades que atuam em defesa da vida. O vice-prefeito Pedrão da AAPI representou o prefeito Gustavo Nunes, que cumpre agenda em Belo Horizonte. Também participaram os vereadores pastor Fernando Costa, Marcelo Examinador, Chiquinho, Major Ednilson, Matheus Braga, Gueguin, Elias da Fonte e Léo Enfermeiro.


Imagem Foto: Reprodução / PMI


As atividades são coordenadas pela Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), com base na Resolução nº 1.014/2024 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A programação inclui blitze educativas, palestras, uso de simuladores, distribuição de panfletos e ações em escolas, empresas e locais públicos. A campanha destaca a importância de atitudes responsáveis no trânsito e visa promover uma cultura de respeito e segurança.


Imagem Foto: Reprodução / PMI


De acordo com o agente de trânsito Adriano Isaías Almeida, a proposta é mobilizar a sociedade como um todo — órgãos públicos, empresas, associações e cidadãos — para refletir e disseminar boas práticas no trânsito. O foco principal da campanha é o controle da velocidade, apontado como o principal fator de risco em acidentes.


Imagem Foto: Reprodução / PMI

Júlio Teodoro, secretário adjunto da Sescon, reforçou que a campanha busca alcançar pessoas de todas as idades e classes sociais. Entre os principais alertas estão a importância do uso do cinto de segurança, a necessidade de não utilizar o celular ao dirigir e o respeito à sinalização das vias.


Imagem Foto: Reprodução / PMI

A campanha conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Municipal de Ipatinga, Polícia Rodoviária Estadual, SAMU 192, Agentes Penitenciários, Conselho Municipal de Trânsito, Instituto Raquel Barreto, Cerest, Infrater, CNT/SEST/SENAT, Corpo de Bombeiros e a Associação dos Corretores de Seguros do Vale do Aço e Leste de Minas Gerais.


Destaques