Moraes diz se sentir magoado com volume de pedidos de suspeição
Ministro do STF criticou número elevado de contestações contra sua atuação em processos relacionados a tentativa de golpe
Por Plox
06/05/2025 13h23 - Atualizado há 1 dia
Durante uma sessão realizada nesta terça-feira (6) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes expressou incômodo com o número crescente de pedidos de suspeição apresentados contra ele em diferentes processos da Corte, incluindo os que envolvem a suposta tentativa de golpe de Estado.

Visivelmente insatisfeito, Moraes afirmou se sentir \"extremamente magoado\" com a situação. Em tom de desabafo, ele comparou a frequência com que seu nome é alvo dessas contestações à ausência de suspeições dirigidas ao também ministro Luiz Fux. Segundo ele, enquanto o colega não enfrenta esse tipo de questionamento, ele próprio já acumula 868 pedidos.
\"Fico extremamente magoado, porque, quando surge o nome do ministro Fux, ninguém pede a suspeição dele. Quando aparece o meu nome, são 868 pedidos de suspeição. Suspeito é quem está pedindo a minha suspeição. É impressionante\"
, declarou Moraes, sem esconder sua indignação.
A declaração do ministro ocorreu logo após Luiz Fux comentar uma investigação conduzida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que apura ações relacionadas às urnas eletrônicas. Fux criticou o que classificou como “bisbilhotagem ridícula”. A fala levou Moraes a comparar a repercussão de seu nome com o de Fux, reforçando seu descontentamento com a desproporcionalidade das suspeições.
O episódio se desenrolou durante o julgamento de um caso que envolve o chamado núcleo 4 — um grupo acusado de integrar uma articulação golpista com o objetivo de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra sete pessoas, acusando-as de espalhar desinformação e notícias falsas sobre o sistema eleitoral.
Os denunciados são Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Carlos César Moretzsohn Rocha, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Reginaldo Vieira de Abreu.
A sessão, marcada por falas contundentes, evidenciou o clima tenso nos bastidores do STF diante dos desdobramentos das investigações e dos questionamentos à atuação de seus ministros.