Morte de adolescente leva prefeitura a reforçar segurança na 'prainha' de Sorocaba

Após afogamento de jovem de 13 anos, Parque Porto das Águas passa a contar com salva-vidas durante toda a semana

Por Plox

06/05/2025 16h38 - Atualizado há 1 dia

A rotina de segurança da 'prainha' localizada no Parque Municipal Porto das Águas, em Sorocaba (SP), sofreu mudanças significativas após a morte trágica de um adolescente de 13 anos por afogamento.


Imagem Foto: TV TEM/Reprodução


Até esta segunda-feira (5), os salva-vidas atuavam no local apenas aos fins de semana e feriados. No entanto, com a tragédia, a Prefeitura de Sorocaba decidiu contratar um profissional para atuar durante todos os dias da semana, como forma de reforçar a prevenção de acidentes.



Segundo apuração da TV TEM, o novo salva-vidas foi contratado como freelancer, ou seja, como profissional autônomo sem vínculo empregatício formal com o município. A administração municipal foi procurada para esclarecer pontos sobre fiscalização e os critérios de contratação, mas até o momento da última atualização da reportagem, não havia se manifestado.



A decisão pela contratação do salva-vidas aconteceu um dia após o Ministério Público recomendar a interdição da área de lazer. Ainda nesta terça-feira (6), representantes da prefeitura e do MP devem se reunir para discutir novas medidas de segurança para o parque.


O episódio que motivou a mudança ocorreu na última sexta-feira (2), quando o adolescente foi nadar na 'prainha' e se afogou. No momento do acidente, não havia salva-vidas no local, conforme confirmou o Corpo de Bombeiros. O jovem foi retirado inconsciente da água e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.


O irmão da vítima, de 19 anos, também se afogou, mas conseguiu ser resgatado por moradores e passa bem. O sepultamento do adolescente foi realizado na tarde de domingo (4), no Cemitério Memorial Park, em Sorocaba.


Destaques