Perfumes e cosméticos lideram preferência de presente no Dia das Mães
Pesquisa aponta que 22% dos consumidores querem dar itens de beleza, e Natura se destaca como principal marca do segmento
Por Plox
06/05/2025 13h37 - Atualizado há 1 dia
Com a chegada do Dia das Mães, a intenção de presentear cresceu de forma significativa entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa da Globo, 82% da população pretende comemorar a data em 2025, e 71% afirmam que vão presentear, um salto em comparação com os 58% que tinham essa intenção no ano anterior.
Entre os bens de consumo mais desejados, a categoria de perfumes e cosméticos lidera com 22% da preferência. E mais: 52% dos consumidores afirmam que suas mães ou figuras maternas já indicaram exatamente o que querem receber, o que pode facilitar a escolha do presente ideal.

Nesse cenário, a Natura se consolida como a principal marca do país no segmento de presentes de beleza e cosméticos. Dados do Kantar Worldpanel mostram que, em 2024, a empresa deteve 36% do share de valor entre os produtos cosméticos comprados para presentear em lares brasileiros, o que representa mais de um terço do total gasto nessa categoria.
Além disso, a marca alcançou 18,3% de participação no setor de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal (CFT), impulsionada por bons resultados em todos os seus canais de venda, especialmente em Perfumaria e Sabonetes. A Natura também foi destaque como a marca mais lembrada quando o assunto são presentes em datas comemorativas.
Para a diretora de marketing Denise Coutinho, ser a marca número um vai além da qualidade dos produtos.
"Significa compreender profundamente as necessidades e os desafios das mães, oferecendo não apenas produtos desejados, mas também mensagens e iniciativas que validam suas experiências e promovem momentos de bem-estar e autocuidado", afirma.
A campanha deste ano propõe um olhar mais leve sobre a maternidade, trazendo como protagonista a influenciadora Tata Estaniecki ao lado da filha Beatriz. A ideia, segundo Erica Vieira, diretora global de datas comemorativas da marca, é reconhecer também outras figuras maternas, como avós e sogras, celebrando os diferentes laços afetivos. Com o mote “A maternidade é uma caixinha de surpresas. E se uma delas for um presente Natura?”, a campanha convida o público a refletir sobre o valor do carinho e da conexão presentes no dia a dia da maternidade.