Cento e sete casos de sarampo são registrados no país em 2019

06/06/2019 07:14

Nos meses recentes, os estados do Pará, Amazonas e Roraima registraram epidemia da doença

Publicidade

Entre sete estados brasileiros, já foram registrados 107 casos de sarampo em 2019. No Amazonas, Roraima, Pará, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais os casos da doença são confirmados. Nessas sete unidades federativas, o boletim mais recente do Ministério da Saúde dava conta de 92 casos, em 16 de maio.

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

 
Nos meses recentes, os estados do Pará, Amazonas e Roraima registraram epidemia da doença. No mês de junho, segundo o Ministério da Saúde, pode haver uma campanha de vacinação nacional, porém, ainda não há confirmação. Houve mais de 10 mil casos de sarampo no país no ano passado, principalmente em Roraima e no Amazonas. 

A Secretaria de Estado de Saúde em Minas Gerais informou ações para mitigar a doença, que está no planejamento, execução e avaliação de medidas de prevenção e de controle, a partir da notificação de possíveis casos de sarampo, sistematizando as ações contra a doença e auxiliando os municípios mineiros.


Todos os estados, através das secretarias de Saúde informaram que diversas ações estão sendo tomadas na tentativa de reduzir esses números, desde reforço da vacinação e monitoramento. A imunização contra a doença é disponibilizada de graça no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com até 1 ano e 3 meses. Outros grupos prioritários recebem a vacina gratuitamente em alguns estados do país. Os surtos, segundo o Ministério da Saúde, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo da Venezuela, país com surto da doença desde 2017.

Atualizada às 8h43
 



Publicidade