"Berberina: O Fitoterápico que virou sensação no TikTok como 'Ozempic natural'"
A berberina tem sido objeto de estudos científicos em função de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e potencialmente anticancerígenas
Por Plox
06/06/2023 12h43 - Atualizado há mais de 1 ano
Nas últimas semanas, o TikTok tem sido palco de uma nova tendência: a berberina, um fitoterápico, tem ganhado fama como uma alternativa natural ao Ozempic, medicamento que contém a substância semaglutida, conhecido por seu uso no tratamento de diabetes tipo 2 e também utilizado, fora de indicação oficial, por aqueles que almejam reduzir o peso.
A berberina é um composto presente em diversas plantas e possui longa história de uso nas práticas medicinais chinesa e ayurvédica. Seu uso nesses contextos remonta a séculos, aplicado a uma ampla gama de condições de saúde.
Usuários da rede social têm compartilhado suas experiências com o uso da berberina. "A balança continua baixando. Em um mês, perdi cerca de 3 kg", afirmou uma defensora do composto que também sugeriu marcas específicas em seu perfil. Comentários semelhantes se repetem, como o de outra usuária que mencionou ter perdido aproximadamente 9 kg em 30 dias. Algumas até associam a berberina à ajuda no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP).
No entanto, apesar dos relatos entusiasmados, também surgem vozes de cautela. "Isso não está aprovado. Por favor, tenham cuidado", alertou uma usuária do TikTok. O fato de a berberina ser um composto natural não elimina a possibilidade de riscos à saúde, uma vez que a substância pode interagir com determinados medicamentos. Portanto, seu uso sem supervisão ou indicação médica não é aconselhável.
A berberina tem sido objeto de estudos científicos em função de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e potencialmente anticancerígenas. Embora haja indícios de que possa auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, ainda faltam evidências robustas para sustentar essa hipótese.
Em 2014, uma meta-análise publicada na Revista de Etnofarmacologia avaliou o efeito e a segurança da berberina no tratamento de diabetes tipo 2, hiperlipemia e hipertensão. Os pesquisadores sugeriram que a berberina pode ter efeito terapêutico nessas condições e que "pode ser uma boa alternativa para pacientes de baixo nível socioeconômico" para tratá-las.
Entretanto, os autores da análise também apontaram para a qualidade geral limitada dos estudos incluídos na pesquisa e sugeriram a realização de novos ensaios controlados com a berberina padronizada para confirmar ou descartar eventuais benefícios.
Até o momento, não há comprovação científica de que a berberina