Campanha Junho Laranja evidencia riscos de queimaduras durante as festividades juninas

A vulnerabilidade é maior entre crianças e idosos, e a maior parte dos incidentes (70%) acontece no âmbito doméstico.

Por Plox

06/06/2023 08h19 - Atualizado há mais de 1 ano


Em meio às comemorações típicas deste mês, as festividades juninas trazem um alerta: o risco de queimaduras. Conforme informações do Ministério da Saúde, embora os perigos se acentuem durante essa época festiva, as ocorrências de queimaduras são frequentes durante todo o ano.

 

Prefeitura Municipal de Baepend Agência Brasil

A situação das queimaduras no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), anualmente, cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem com queimaduras. Desses, 100 mil procuram atendimento médico. A vulnerabilidade é maior entre crianças e idosos, e a maior parte dos incidentes (70%) acontece no âmbito doméstico.

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Neste contexto, a SBQ promove a campanha Junho Laranja. Anualmente, a campanha é lançada em 6 de junho, data que marca o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, instituído pela Lei 12.026/2009. O objetivo é alertar a população e as autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que esses podem causar.

Enfoque nas queimaduras elétricas

Este ano, a campanha tem como foco as queimaduras elétricas. O tema foi escolhido em decorrência dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47 do Ministério da Saúde, publicado em dezembro de 2022. O relatório apontou a necessidade de medidas incisivas para a redução das taxas de acidentes elétricos. Entre 2015 e 2020, foram registrados no Brasil 19.772 óbitos por queimaduras, dos quais 46,1% (9.117) foram causados por eletricidade.

Neste sentido, a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araújo, alertou em entrevista à Agência Brasil que as vítimas de queimaduras elétricas são, em sua maioria, homens em idade produtiva e trabalhadores da construção civil informal. Ela alertou que os riscos são generalizados em casas com fiação inadequada, podendo afetar crianças, idosos, donas de casa e até mesmo animais de estimação.

Prevenção e conscientização

A campanha Junho Laranja também tem como objetivo instruir a população sobre a importância da prevenção de queimaduras, abordando outros tipos de acidentes além das queimaduras elétricas. Segundo Kelly, 95% das queimaduras registradas no mundo ocorrem em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, evidenciando a necessidade de um maior investimento em prevenção.

Cuidados em festas juninas

Durante as festividades juninas, é preciso tomar cuidado especialmente com o uso de fogos de artifício. Sérgio Augusto Machado da Gama, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), alerta para a frequência de queimadas.

Destaques