Ford convoca milhares de veículos para recall devido ao risco de incêndios

Essas informações são conforme registro da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês).

Por Plox

06/06/2023 12h12 - Atualizado há mais de 1 ano

A montadora americana Ford, em uma ação de prevenção e garantia de segurança, convocou nesta terça-feira (6) o recall de 125 mil veículos. A medida foi tomada devido a possíveis falhas no motor que, em condições específicas, podem provocar incêndios. Os veículos afetados são os SUVs Escape e Lincoln Corsair e as picapes compactas Maverick, com modelos fabricados entre 2020 e 2023, equipados com motores híbridos de 2,5 litros ou híbridos plug-in. Essas informações são conforme registro da Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês).

DIVULGAÇÃO/FORD

Falhas na fabricação elevam risco de incêndios

De acordo com a Ford, certos problemas pontuais na fabricação dos veículos podem ocasionar uma falha prematura do motor. Nessa situação, o óleo do motor ou vapores de combustível podem ser liberados, aumentando significativamente o risco de incêndios e possíveis ferimentos aos ocupantes do veículo.

Recalls anteriores e novos incidentes

A montadora já havia feito um recall de 100 mil veículos dos modelos Escape, Corsair e Maverick em território americano, em julho de 2022. Isso ocorreu após a identificação de 23 relatos de incêndio ou fumaça, resultantes de suspeitas de danos ao bloco do motor ou ao cárter de óleo.

Entretanto, mesmo após os reparos desse recall, a empresa registrou relatos de pelo menos três veículos que sofreram incêndios. Diante desses incidentes, a Ford e a NHTSA recomendam aos proprietários que estacionem e desliguem o motor se ouvirem ruídos inesperados, perceberem uma diminuição na potência do veículo ou notarem fumaça. A Ford informou ainda que está desenvolvendo uma nova correção para o problema.

Outras convocações da Ford

Na semana passada, a Ford também fez o recall de 142 mil SUVs Lincoln MKC nos Estados Unidos, novamente por causa de riscos de incêndio. Os proprietários foram aconselhados a estacionar seus veículos ao ar livre e longe de estruturas até a conclusão do reparo do recall. Adicionalmente, a empresa informou que os revendedores adicionarão um fusível em linha ao circuito de alimentação do sensor do monitor da bateria.

Destaques