Longo processo para obtenção de vistos dos EUA desafia brasileiros

A fila de solicitações, por sua vez, alcançou recordes em quatro das cinco cidades brasileiras onde o visto pode ser solicitado.

Por Plox

06/06/2023 08h07 - Atualizado há mais de 1 ano

O sonho de muitos brasileiros de visitar os Estados Unidos vem sendo adiado pela demora recorde na obtenção do visto. No momento, o Brasil figura em sétimo lugar entre os países onde o processo para obter o visto americano é mais lento, de acordo com um levantamento realizado pela AG Immigration, empresa de advocacia migratória sediada em Washington.

 

MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL

No ranking que se baseia nos dados do Departamento de Estado dos EUA, somente seis países apresentam maior lentidão no processo: Colômbia, Haiti, México, Nepal, Canadá e Emirados Árabes. A fila de solicitações, por sua vez, alcançou recordes em quatro das cinco cidades brasileiras onde o visto pode ser solicitado.

Fila recorde em São Paulo e outras cidades

Em São Paulo, cidade que lidera o tempo de espera no Brasil, quem faz o agendamento hoje levará cerca de 615 dias, ou quase 20 meses, para conseguir uma data. Porto Alegre (507 dias), Brasília (493), Rio de Janeiro (478) e Recife (449) seguem na lista de espera. De acordo com a AG Immigration, apenas o Rio de Janeiro já apresentou uma fila de espera maior em algum momento.

Impacto da pandemia na emissão de vistos

As restrições impostas pela pandemia de Covid-19 impactaram significativamente a emissão de vistos entre maio de 2020 e novembro de 2021, priorizando-se apenas casos emergenciais. No entanto, desde que as solicitações voltaram a ser avaliadas de maneira geral, a demanda tem crescido constantemente.

Em resposta ao cenário atual, a embaixada dos EUA no Brasil declarou: "O tempo de espera para solicitar o visto de turista pela primeira vez está maior do que gostaríamos, ainda em função da demanda gerada pela pandemia de covid-19. Estamos trabalhando para aumentar a disponibilidade de agendamentos."

Aumento da demanda versus número recorde de vistos emitidos

Paralelamente ao aumento do tempo de espera, a AG Immigration registrou um aumento sem precedentes na emissão de vistos. Em março deste ano, foram realizadas 106 mil entregas no Brasil, o maior volume já registrado pela empresa.

Embora haja uma queda de cerca de 20% em relação ao mês anterior, em abril foram emitidos 85 mil vistos, o segundo maior volume já registrado.

Consequências da demora

A demora na obtenção de vistos afeta o intercâmbio turístico e impacta diretamente destinos como a Flórida, onde o Brasil está entre os três países que mais enviam turistas. Em depoimento para o portal USVisaDelays, lançado pela US Travel Association, Flávia Pereira, brasileira que tenta obter um visto de turista desde maio de 2022, expressou sua frustração: "Estamos tentando obter um visto de turista. Iniciamos o processo em maio de 2022 e só conseguimos entrevista no consulado de São Paulo em março de 2024 porque somos quatro. Queremos levar nossos dois filhos para a Disneyworld."

A US Travel Association, ao lançar o portal USVisaDelays, cobrou do governo dos Estados Unidos ações para reduzir o tempo de espera. A entidade salientou a necessidade de reconhecer os impactos econômicos da situação, ressaltando que é inviável afastar viajantes e atividades econômicas críticas.

Protestos e apelos para a redução do tempo de espera

O presidente da US Travel Association, Geoff Freeman, em entrevistas durante a IPW 2023, feira da indústria de viagens organizada anualmente pela entidade, expressou sua preocupação com a demora para obter o visto. "Os tempos de espera são inaceitáveis. Ninguém em sã consciência vai aguardar esse tempo para vir aos Estados Unidos quando há muitos outros mercados ao redor do mundo", afirmou Freeman.

Esforços para resolver o problema

Diante deste quadro, a embaixada dos EUA tem buscado maneiras de acelerar o processo de concessão de vistos. "Contratamos novos funcionários, estamos fazendo horas extras e ampliamos o período para renovação de visto com isenção de entrevista de 12 para 48 meses", destacou a embaixada em comunicado.

O comunicado também traz a expectativa de resultados positivos até as férias de julho, mas ressalta a alta demanda. "O Brasil foi o segundo país com maior processamento de vistos do mundo em 2022. Atualmente, entrevistamos em média mais de 6 mil pedidos de visto por dia e, em 2023, projetamos ultrapassar 1 milhão de vistos processados".

Nesse contexto de crescente demanda e desafios impostos pela pandemia, a embaixada dos EUA recomenda que as pessoas planejem suas viagens com antecedência e que verifiquem em seu site se são elegíveis para renovação de visto sem necessidade de entrevista, um processo consideravelmente mais rápido.

Conclusão

A atual situação retrata um forte desejo dos brasileiros de visitar os Estados Unidos, conforme evidenciado pelos números recordes de emissão de vistos. Contudo, a longa espera pela obtenção do visto tem se tornado um obstáculo relevante, gerando frustrações e impactando diretamente o fluxo turístico para destinos norte-americanos. Espera-se que as medidas tomadas pela embaixada dos EUA possam agilizar esse processo e permitir que mais brasileiros realizem seu sonho de conhecer a terra do Tio Sam.

Destaques