Previsão de vacina contra dengue no SUS: 1,5 ano, segundo o governo

As regiões que mais sofrem com a doença são a Centro-Oeste e a Sudeste.

Por Plox

06/06/2023 17h34 - Atualizado há mais de 1 ano

Previsão de Disponibilidade de Vacina contra Dengue

Daniel Ramos, coordenador substituto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, em discussão na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, sinalizou que a vacina contra a dengue pode estar acessível ao público pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até um ano e meio.

 

Mosquitos transmissores da dengue AGÊNCIA BRASÍLIA/ DIVULGAÇÃO- 14.02.23

Cenário Atual da Dengue no Brasil

O Brasil, ao longo de 2023, registrou uma quantidade alarmante de casos prováveis de dengue, ultrapassando a marca de 1,3 milhões. Desse total, 596 mortes foram confirmadas, enquanto outras 428 ainda estão sob investigação. As regiões que mais sofrem com a doença são a Centro-Oeste e a Sudeste.

Progressão da Infestação de Mosquitos

Ao relembrar a evolução da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, Ramos destacou que em 1995, apenas 31,4% dos municípios brasileiros apresentavam o mosquito. Contudo, em 2021, a infestação já alcançava alarmantes 89,9% dos municípios.

Aprovação da Vacina e Expectativa de Disponibilidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou uma vacina contra a dengue. No entanto, de acordo com a declaração de Ramos, representante do Ministério da Saúde, ainda haverá um período até que a mesma esteja disponível para a população. A previsão é que este processo leve aproximadamente um ano e meio, trazendo uma luz de esperança no combate à doença.

Destaques