Prisão por abuso sexual de vulneráveis causa comoção na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Foi durante conversas subsequentes com outros membros da família que se descobriu que o acusado havia feito ainda mais vítimas dentro do próprio círculo familiar
Por Plox
06/06/2023 07h38 - Atualizado há mais de 1 ano
Um caso chocante de abuso sexual de menores emergiu de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde um homem de 37 anos foi preso no último dia 31 de maio, após ter sido denunciado por seis mulheres, todas membros da mesma família.
O Abuso Perpetrado na Própria Família
De acordo com as informações divulgadas, as vítimas eram todas irmãs e sobrinhas do acusado, evidenciando um padrão de comportamento preocupante. A denúncia veio diretamente das vítimas, agora mulheres, que sofreram os abusos quando eram menores de idade. A delegada Luciana Soares Libório, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da cidade, explicou que "uma das vítimas foi alertar a outra sobre o comportamento do parente, quando descobriu que essa também tinha sofrido violência sexual".
Foi durante conversas subsequentes com outros membros da família que se descobriu que o acusado havia feito ainda mais vítimas dentro do próprio círculo familiar.
Crimes Cometidos Durante a Noite e a Possibilidade de Mais Vítimas
As investigações indicaram que os abusos sexuais foram realizados durante a noite, na residência onde o acusado e as vítimas conviviam. Algumas das meninas começaram a ser abusadas com apenas 9 anos de idade. "Com algumas delas, porque morava na mesma casa, e com outras quando iam passar o fim de semana e em festas de família", esclareceu a delegada Luciana Soares.
Embora o homem tenha sido preso, a delegada ressaltou que não é possível descartar a existência de outras vítimas que ainda não vieram a público.
O Problema Crescente do Estupro de Vulneráveis em Minas Gerais
A denúncia deste caso contribui para uma preocupante tendência em Minas Gerais, que tem visto um aumento nos casos de estupro de vulneráveis. No período de janeiro a abril de 2023, foram registradas 998 ocorrências deste crime.
Os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmam essa tendência alarmante. O número de ocorrências de estupro de vulnerável registradas até abril deste ano já é maior do que o de qualquer ano nos últimos três anos. Em comparação com o mesmo período em 2022, houve um aumento de 18% nos registros, e comparado ao mesmo período em 2020, o crescimento foi de 31,4%.
O Sejusp lembra que qualquer caso de violência contra a população infantojuvenil pode ser relatado diretamente a uma unidade policial ou através do Disque 100.