Começam amanhã inscrições para segunda etapa do Revalida

Segundo o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 20 e 21 de julho.

Por Plox

06/06/2024 13h45 - Atualizado há 3 meses

As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1 iniciam amanhã (7) e se encerram na próxima terça-feira (11). Segundo o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova de habilidades clínicas será aplicada nos dias 20 e 21 de julho.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Exame de revalidação para atuação no Brasil

O Revalida é essencial para médicos, tanto estrangeiros quanto brasileiros formados no exterior, que desejam atuar no Brasil. Dividido em duas fases — teórica e prática —, o exame abrange as principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Estrutura do exame e etapas de avaliação

Para participar da segunda etapa, que é a prática, o candidato precisa ser aprovado na primeira fase, que inclui provas objetiva e discursiva. A fase prática, conhecida como exame de habilidades clínicas, é composta por 10 estações, onde os participantes realizam tarefas específicas relacionadas às áreas médicas mencionadas.

“O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de provas e outras cinco no segundo dia. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, além dos objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a dez, implicando nota máxima de 100 pontos para o conjunto das dez estações”, informou o Inep.

Para ser aprovado na segunda etapa, o candidato precisa alcançar, no mínimo, 64,277 pontos de um total de 100. Esta nota de corte foi divulgada no Diário Oficial da União em 29 de maio.

Revalidação e critérios de avaliação

“Os resultados do exame subsidiam o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional”, afirmou o Inep.

Os locais de aplicação do exame e a quantidade de vagas em cada cidade serão disponibilizados no Sistema Revalida durante o período de inscrições.

 

 

 

 

Destaques