Em São Paulo, amigo de Robinho se apresenta à PF após STJ ordenar cumprimento de pena por estupro
Ricardo Falco cumprirá a sentença no Brasil após decisão do Superior Tribunal de Justiça
Por Plox
06/06/2024 09h49 - Atualizado há 3 meses
Ricardo Rocha Falco, amigo do ex-jogador Robinho, condenado a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça da Itália, deve se apresentar à Polícia Federal de São Paulo nesta quinta-feira (6). A defesa informou que ele se entregará assim que o mandado de prisão for expedido.
Determinação do STJ
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (5) que Falco deve cumprir a pena de 9 anos no Brasil pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa, hoje com 32 anos. O advogado Fabio Costa, que defende Falco, afirmou que "era esperada a mesma decisão ante o precedente do julgamento do Robinho".
O crime
O crime ocorreu em 2013 em uma boate de Milão, quando Robinho ainda jogava pelo Milan. A decisão final foi proferida em janeiro de 2022 pela 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação de Roma. Robinho e Falco foram os únicos condenados em todas as instâncias pela Justiça italiana. Outros cinco amigos de Robinho não foram julgados porque estavam no Brasil quando as investigações começaram.
Contexto no Brasil
Após a condenação, o governo italiano pediu que as penas fossem cumpridas no Brasil, já que a Constituição brasileira impede a extradição de brasileiros natos. Em março deste ano, a Corte Especial do STJ autorizou o cumprimento da pena de Robinho, que foi preso em Santos no dia 21 de março e encaminhado ao complexo penitenciário de Tremembé, onde deve cumprir ao menos três anos em regime fechado.