SpaceX realiza 1º voo bem-sucedido da Starship, maior nave espacial do mundo

Empresa de Elon Musk atinge marco com nave decolando e pousando conforme planejado

Por Plox

06/06/2024 11h10 - Atualizado há 7 meses

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, conseguiu um feito inédito nesta quinta-feira (6): a decolagem e o pouso bem-sucedido da Starship, a maior espaçonave do mundo. O propulsor da nave, a parte inferior do veículo espacial, pousou no Golfo do México, marcando a primeira vez que a empresa completou essa etapa com sucesso. A informação foi confirmada pelo New York Times, que relatou o problema no pouso na tentativa anterior.

Foto: reprodução X / SpaceX

 

Quarto teste da Starship alcança sucesso

Este é o quarto teste da SpaceX com a Starship, uma nave projetada para, futuramente, transportar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua e Marte. Diferente dos voos anteriores, que enfrentaram diversos problemas, desta vez, a empresa conseguiu realizar o teste sem passageiros, mas com todos os sistemas operando conforme esperado.

Vídeo: 

 

Histórico de testes e desafios superados

Nos testes anteriores, a SpaceX enfrentou vários desafios. No primeiro lançamento, a nave explodiu ainda acoplada ao foguete Super Heavy devido a uma falha nos motores. No segundo teste, em novembro de 2023, o foguete explodiu logo após se separar da nave, e a empresa perdeu o contato com a Starship. Após esses problemas, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) investigou os acidentes e determinou que a SpaceX precisaria implementar 17 correções na nave.

No terceiro teste, realizado em março, a Starship operou por cerca de 50 minutos antes de a SpaceX perder contato com o veículo, que acabou sendo destruído. Apesar disso, a empresa considerou o teste um avanço significativo, pois nunca havia chegado tão longe.

Meta de reutilização e avanços tecnológicos

O objetivo principal da SpaceX com este quarto voo foi demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar tanto a Starship quanto o foguete Super Heavy. "Para conseguir isso, várias atualizações de software e hardware foram feitas para aumentar a confiabilidade geral e abordar as lições aprendidas com o terceiro voo", afirmou a empresa.

Características e futuro da Starship

A Starship é um veículo espacial impressionante, com 120 metros de altura, incluindo o propulsor Super Heavy, e 9 metros de diâmetro. Projetada para ser reutilizável, a nave poderá transportar até 100 pessoas e cargas de até 250 toneladas, se descartável, ou 150 toneladas, se reutilizável. Desde 2019, a nave tem sido testada, mas ainda não havia realizado um pouso bem-sucedido com o propulsor até este último teste.

Vídeo: 

 

A SpaceX planeja usar a Starship para transporte de carga no programa Artemis, uma série de missões da Nasa destinadas a levar astronautas de volta à superfície lunar a partir de 2026. Além disso, a nave será fundamental para o turismo espacial, embora alguns projetos, como a viagem planejada pelo bilionário Yusaku Maezawa com artistas convidados, tenham sido cancelados devido a atrasos.

Destaques