ANTT aprova concessão bilionária das BRs-116 e 251 em Minas Gerais
Com R$ 12,4 bilhões em investimentos, projeto prevê duplicações, melhorias na sinalização e geração de mais de 127 mil empregos
Por Plox
06/06/2025 14h12 - Atualizado há 1 dia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (5), a concessão de um importante trecho rodoviário em Minas Gerais: as BRs-116 e 251. O projeto, que contempla 734,9 quilômetros de estrada, prevê um investimento de R$ 12,4 bilhões e impactará diretamente 13 municípios mineiros.
Segundo o Ministério dos Transportes, os recursos serão destinados à duplicação de trechos críticos, implantação de acostamentos, melhorias na sinalização, instalação de passarelas para pedestres e postos de pesagem para fiscalização de cargas. As obras têm como objetivo primordial aumentar a segurança viária e oferecer melhores condições de trafegabilidade aos motoristas.
O trecho sob concessão começa na BR-251, entre Montes Claros e o entroncamento com a BR-116, estendendo-se até a divisa de Minas Gerais com a Bahia. Estão incluídas no projeto as cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Medina, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho e Curral de Dentro.

A concessão terá duração de 30 anos e o critério para definição do contrato será o menor valor da tarifa de pedágio, associado à curva de aporte. O projeto também prevê atendimento médico e mecânico ao longo da via, além de iluminação reforçada e pavimentação de qualidade.
De acordo com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a medida representa um marco para a infraestrutura de transportes do país. “A concessão da BR-116/251/MG é, sem dúvida, um avanço estratégico para Minas Gerais e para o Brasil”, afirmou.
A iniciativa tem forte justificativa na segurança viária. Dados mostram que 797 pessoas morreram em acidentes na BR-251 entre 2007 e 2024. Exemplo recente da gravidade da situação ocorreu em 13 de maio de 2025, quando nove pessoas morreram e 12 ficaram feridas após a colisão entre uma van e uma carreta em Grão Mogol. Em 21 de dezembro de 2014, outro acidente grave, envolvendo três veículos, deixou mortos e 11 feridos no distrito de Lajinha, em Teófilo Otoni.
Além de contribuir para a redução de acidentes, a concessão também deve fomentar a economia: o Ministério dos Transportes estima que cerca de 127.500 empregos serão gerados durante as obras. A expectativa é de que a eficiência logística aumente, reduzindo custos operacionais e o tempo de deslocamento das cargas transportadas por esse importante corredor rodoviário.
A próxima etapa do processo será a análise do projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), seguida da publicação do edital, realização do leilão e, por fim, a assinatura do contrato com a empresa vencedora.