Carla Zambelli se licencia da Câmara e Coronel Tadeu assume mandato
Deputada federal deixa o país e licença é registrada antes de decisão do STF que determinava bloqueio de seus vencimentos
Por Plox
06/06/2025 09h41 - Atualizado há 3 dias
A Câmara dos Deputados oficializou nesta quinta-feira (5) a licença da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está fora do Brasil desde o dia 25 de maio.

Segundo informações da própria Casa, o pedido de afastamento chegou antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordenava o bloqueio do salário da parlamentar. Com isso, a medida judicial não poderá ser aplicada sobre os vencimentos, já que Zambelli encontra-se licenciada e, portanto, sem recebimentos ativos pela Câmara.
Em seu lugar, quem assume o mandato é o Coronel Tadeu (PL-SP), terceiro suplente da legenda. Os dois primeiros suplentes, Adilson Barroso e Missionário José Olímpio, já ocupam outras vagas: Barroso entrou no lugar de Guilherme Derrite, que assumiu a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, e Olímpio substitui Eduardo Bolsonaro, que também está fora do país.
A situação da deputada se agravou após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, emitida na quarta-feira (4). No documento, o magistrado determinou o bloqueio do salário de Zambelli e a suspensão de todos os repasses destinados ao seu gabinete, como forma de garantir o pagamento de uma multa de R$ 2 milhões aplicada devido à sua condenação por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.
\"A Câmara não foi notificada acerca dos demais itens da decisão, motivo pelo qual não há outras providências a serem tomadas até o momento\", afirmou a instituição em nota oficial
.
A medida judicial incluía ainda o bloqueio de bens, contas bancárias, cartões e investimentos da parlamentar. O ministro também solicitou à presidência do Banco Central que executasse essas ordens. A decisão do STF se somou à decretação da prisão preventiva de Zambelli, ao bloqueio de seu passaporte e à inclusão de seu nome na lista vermelha da Interpol.
A deputada, que possui cidadania italiana, encontra-se atualmente na Itália. Seu paradeiro e retorno ao Brasil são incertos, enquanto os trâmites judiciais seguem em andamento e seu substituto já atua na Câmara dos Deputados.
A licença e suas consequências ampliam o impacto político da situação, reforçando o foco nas decisões judiciais em curso e na nova configuração parlamentar representada por Coronel Tadeu.