Filho de Zambelli se manifesta contra decisão do STF

João Zambelli critica bloqueio de redes sociais da família e prisão da mãe, Carla Zambelli

Por Plox

06/06/2025 07h50 - Atualizado há 30 dias

Em meio à repercussão da ordem de prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o filho da parlamentar, João Zambelli, fez um forte desabafo nesta quinta-feira (5).


Imagem Foto: Reprodução


Com apenas 17 anos, João usou seu perfil no Instagram para expor a angústia vivida por sua família diante da decisão judicial. Ele acusou Moraes de não apenas querer destruir a trajetória política da mãe, mas também de atingir deliberadamente seus familiares, incluindo ele próprio e sua avó.


\"Na ânsia do ministro Alexandre de Moraes de destruir a carreira da minha mãe, de tirar o mandato dela, de prendê-la por 15 anos, ele agora vem atrás de mim, vem atrás da minha avó, vem atrás de toda a família Zambelli\", declarou João em vídeo emocionado.



A avó mencionada por João, segundo o jovem, enfrenta diversos problemas de saúde, como síndrome das pernas inquietas e condições cardíacas. Com 75 anos e vivendo da aposentadoria, ela depende financeiramente da filha. João explicou que a família reside em um apartamento funcional da Câmara dos Deputados e que não possuem outros bens, como casa ou carro.


Ele também demonstrou preocupação com o que acontecerá caso sua mãe perca o mandato, já que, segundo ele, a família inteira seria afetada. \"A gente mora no único apartamento que minha mãe tem, que é funcional. Ela não tem casa, não tem carro, não tem mais nada\", relatou.



Além do impacto direto sobre sua vida e a de sua avó, o jovem expressou solidariedade com os funcionários do gabinete da mãe, que também ficariam sem emprego diante da situação.


João ainda revelou que teve sua própria conta no Instagram bloqueada e, sem entender os motivos, lamentou a falta de explicações: \"O que eu fiz de errado? Eu não consigo entender. O que minha avó fez pra merecer isso? A gente senta na mesa do almoço e não consegue comer, só chorar. Eu fico revirando na cama, não consigo dormir, preocupado com a minha mãe, sem ter nenhum contato com ela\".


\"Parece que a lei no Brasil não funciona. A democracia está morrendo. E não apenas para quem está na linha de frente, mas agora também para os familiares\", completou o adolescente.


A decisão de Moraes não se limitou à prisão preventiva da deputada. O ministro determinou o bloqueio das contas da parlamentar em redes como Meta, YouTube, Telegram, X, TikTok, GETTR e LinkedIn, além do perfil de João. As plataformas receberam um prazo de duas horas para cumprir a ordem, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, e também foram obrigadas a enviar os dados cadastrais e preservar os conteúdos dessas contas.


Outro trecho da decisão incluiu a inclusão do nome de Carla Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol, o que significa que ela passa a ser procurada em nível internacional.



O caso tem causado intensa repercussão política e pública, e segue gerando desdobramentos tanto no cenário jurídico quanto familiar.


Destaques