Asteroide TF3 segue rota em direção à Terra, afirma Nasa
Nasa diz que possibilidade de colisão é remota, mas não descarta 100%
Por Plox
06/07/2019 16h44 - Atualizado há quase 6 anos
O asteroide FT3 está vindo em direção à Terra e deve se aproximar do nosso planeta no dia 3 de outubro deste ano, como informou a Agência Espacial Americana (Nasa). O corpo celeste pesa 55 milhões de toneladas e possui 340 metros de diâmetro. O asteroide tem um potencial destrutivo que equivale a 2,7 mil megatons de TNT. Para se ter uma noção, a bomba lançada em Hiroshima, em 1945, no Japão, possuía no máximo 18 quilotons de TNT. Caso colidisse com a Terra, várias cidades vivenciariam grande destruição, com inúmeras mortes.
Apesar de remota, a Nasa não descarta mínima possibilidade de colisão- Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa
Para a Nasa, a possibilidade de o astro não atingir nosso planeta, é de 99.9999908%, ou seja, há uma chance muito remota de colidir com a Terra. As informações e os dados só ficarão mais precisos à medida que ele vai ficando mais perto do nosso planeta, como informou a agência espacial americana, alegando que “no caso improvável de que um evento de impacto em potencial persista até que a órbita esteja relativamente bem definida, a probabilidade de impacto e o risco associado tende a aumentar à medida que as observações são adicionadas”.
A Nasa, que monitora a trajetória do TF3 há 12 anos, ainda acrescentou que um astro deste porte em rota de colisão com a Terra não teria condições de “ser abatido nos últimos minutos ou mesmo horas antes do impacto". Se ele atingisse a atmosfera terrestre, teria uma velocidade impressionante de quase 46 mil quilômetros por hora.
De 165 aproximações previstas do corpo celeste com nosso planeta, esta será a primeira, até o ano 2116.
Atualizada às 17h09