Brasil

lazer

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Quatro museus serão reabertos a partir desta quarta em Belo Horizonte

    Visitação é gratuita, com retirada de ingressos antecipadamente

    Por Plox

    06/07/2021 08h25 - Atualizado há mais de 2 anos

    Quatro museus públicos de Belo Horizonte, em Minas Gerais, serão reabertos à visitação presencial a partir desta quarta-feira (7). São eles: Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), e Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), na região Centro-Sul; Museu da Moda (MUMO), no Centro; e Casa do Baile, na Pampulha.

    A partir do dia 14, também será reaberto o Museu Casa Kubitschek, também na Pampulha, que irá inaugurar uma nova exposição. De acordo com a administração municipal, os espaços funcionarão atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal da prefeitura.

    Casa do Baile, na Pampulha. Foto: divulgação/ Prefeitura de Belo Horizonte

     

    Entre as medidas necessárias de prevenção ao contágio pela covid-19 adotadas nos museus estão a capacidade máxima de uma pessoa a cada 5m² nos espaços visitáveis e de circulação; o controle do fluxo de visitação, de forma a evitar aglomerações; e a disponibilização de dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços expositivos.

    Também haverá aumento de intervalo entre visitas para higienização dos ambientes; além da restrição de acesso às obras de arte ou itens de exposição manipuláveis e proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições.

    Segundo a prefeitura, a programação dos museus tem classificação livre, podendo ser aproveitada por todas as idades, e traz diferentes temáticas, incluindo mostras que contaram com pouco tempo de visitação devido ao fechamento temporário em razão da pandemia.

    Entre elas, estão, por exemplo, as “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, na Casa do Baile; "Gráficografia", que leva importantes itens do acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) para o espaço expositivo do MHAB; e ainda “Arquivo Urbano: 100 anos de fotografia e moda no Brasil”, no MUMO.

    Um destaque especial será a abertura de nova exposição no Museu Casa Kubitschek a partir do dia 14. A exposição "Outras Habitabilidades" é parte do Pampulha Território Museus e conta com curadoria de Marconi Drummond e Carlos Teixeira. Todas as visitas têm entrada gratuita e deverão ser agendadas previamente.

    Endereços:

    Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
    Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha, Belo Horizonte/MG
    Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

    Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB
    Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG
    Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

    Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH
    Av. Álvares Cabral, 560 - Lourdes, Belo Horizonte/MG
    Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h

    Museu da Moda - MUMO
    R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte/MG
    Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h

    A partir de 14 de julho:

    Museu Casa Kubistcheck
    Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Pampulha, Belo Horizonte/MG
    Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]