Lula retorna a Fiesp e almoça com empresários e banqueiros para discutir economia

Petista não pisava há 10 anos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Por Plox

06/07/2022 10h46 - Atualizado há quase 2 anos

Nessa terça-feira (5), o ex-presidente e pré-candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, almoçou com empresários e representantes financeiros na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontrou foi realizado para discutir assuntos como economia, educação, agronegócio e comércio exterior.

Acompanhado pelo vice, Geraldo Alckmin, e pelo pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, Lula esteve na presença de Carlos Alberto Sicupira (3G Capital), João Moreira Salles (Itaú), Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Fábio Coelho (Google), Roberto Azevêdo (Pepsico e ex-diretor-geral da OMC), Dan Ioschpe (Iochpe-Maxion e presidente do conselho do IEDI), Jacyr Costa Filho (presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp) e Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

O almoço durou de 12h30 às 15h30. O petista dialogou sobre os setores produtivos nacionais e foi ouvido pelos executivos. 

Contudo, a reunião marcou a volta de Lula à Fiesp, marco principal do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Há 10 anos o petista não pisava no local. Naquela ocasião, a Federação era presidida por Paulo Skaf, que apoiou a retirada de Dilma.

A Fiesp, na época pré-impeachment, foi responsável pelo “Pato Amarelo” inflável. O símbolo das manifestações tinha como frase: “Chega de pagar o pato”. Atualmente, a Fiesp é presidida por Josué Gomes da Silva, filho de José Alencar, ex-vice de Lula. A federação representa 130 sindicatos patronais da indústria.

A reunião oficial com Lula na Fiesp está marcada para o dia 9 de agosto. Outros pré-candidatos à presidência também irão se reunir com os empresários. São eles: Ciro Gomes (PDT), em 21 de julho, e Simone Tebet (MDB), em 1° de agosto.

Destaques