Trágico incêndio leva vida do renomado dramaturgo Zé Celso Martinez

Zé Celso foi encontrado por uma vizinha, caído no chão da sala e cercado pelo fogo

Por Plox

06/07/2023 10h05 - Atualizado há mais de 1 ano

Amanheceu esta quinta-feira (6) com a notícia trágica do falecimento de José Celso Martinez Corrêa, 86 anos, ator, diretor e dramaturgo de renome nacional. Mais conhecido como Zé Celso Martinez, o fundador do Teatro Oficina não resistiu a um incidente fatal ocorrido em sua residência no bairro Paraíso, na Zona Sul de São Paulo.

 

Foto: Reprodução/Instagram

Na última terça-feira (4), o artista sofreu queimaduras graves em consequência de um incêndio no seu apartamento. O início do incêndio se deu em torno das 7h30 da manhã e, segundo apurações da Polícia Civil, é provável que tenha sido causado por falhas em um aquecedor elétrico em seu quarto.

Desta vez, infelizmente, o fogo alastrou-se, atingindo inclusive peças de roupa. Em um incidente similar há aproximadamente três anos, o fogo foi contido rapidamente, não causando consequências tão severas. No entanto, neste último caso, as chamas alcançaram grandes proporções, causando queimaduras em várias partes do corpo do dramaturgo, incluindo membros superiores, inferiores e o rosto.

Zé Celso foi encontrado por uma vizinha, caído no chão da sala e cercado pelo fogo. Com o auxílio de outros moradores, uma pessoa tentou resgatá-lo do incêndio, e logo em seguida, ele foi levado em estado grave ao Hospital das Clínicas de São Paulo.

O legado deixado por José Celso Martinez Corrêa

Considerado um dos pilares do teatro brasileiro, Zé Celso esteve ativo em sua arte até recentemente. No início de maio, ele se encontrava em Belo Horizonte, dirigindo a peça Esperando Godot, estrelada por Alexandre Borges e Marcelo Drummond, seu esposo, em uma apresentação no Sesc Palladium.

Infelizmente, na manhã desta quinta-feira, José Celso Martinez Corrêa teve sua vida interrompida, após falência múltipla dos órgãos decorrente dos graves ferimentos. A perda não foi somente dele, o incêndio também deixou outras três pessoas feridas.

Desta forma, o Brasil perde um de seus grandes artistas, cuja contribuição para as artes cênicas é indiscutível. Com sua partida, deixa um legado rico e inspirador que será lembrado por muitas gerações.

Destaques