Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Arroz e feijão têm alta desacelerada, mas inflação de alimentos ainda preocupa em 2025

Mesmo com alívio nos preços de itens básicos, projeção do IPCA para o ano segue em torno de 5%, sem espaço para revisão para baixo

06/07/2025 às 14:20 por Redação Plox

Mesmo com o recuo no ritmo de aumento dos preços de itens como arroz, feijão e leite longa vida, a inflação dos alimentos em 2025 ainda inspira cautela. Especialistas avaliam que o alívio atual não é suficiente para uma revisão para baixo nas projeções do IPCA.


Imagem Foto: Pixabay

De acordo com o economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o cenário climático mais favorável, sem os fenômenos El Niño e La Niña, tem contribuído para a redução na pressão de preços, principalmente entre os alimentos semielaborados e parte dos industrializados. Ele aponta que, se essa tendência se mantiver, o IPCA pode terminar o ano próximo a 4,9%. No entanto, caso os preços voltem a subir, o índice pode alcançar entre 5,4% e 5,5%.


Os alimentos são classificados pelo Banco Central em três categorias: os in natura, como frutas, ovos, tubérculos e verduras; os semielaborados, como carnes, leite e cereais; e os industrializados, que incluem uma variedade maior de produtos. Dentre esses, os industrializados têm maior peso na inflação da alimentação no domicílio, representando 53%, seguidos dos semielaborados com 32% e dos in natura com 15%.


O economista João Fernandes, da gestora Quantitas, reforça que a inflação de alimentos industrializados deverá desacelerar entre junho e julho, acompanhando a queda dos preços no atacado. Entretanto, ele alerta que o câmbio continua sendo o principal fator de influência nos custos de produção, dificultando previsões mais assertivas.


Guilherme Moreira, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), destaca que os preços dos alimentos in natura tendem a se ajustar mais rapidamente, enquanto os industrializados e semielaborados demoram mais para refletir variações, tanto para cima quanto para baixo.


Fernandes observa que, embora a inflação acumulada em 12 meses tenha atingido 8,4% em novembro de 2024, caiu para 7,2% até maio de 2025. Ainda assim, ele não prevê uma redução significativa no curto prazo. Produtos como leite longa vida, arroz e feijão desaceleraram, mas o café moído, café solúvel e a carne bovina seguem com preços pressionados, com possibilidade de novas altas.


Na composição do IPCA, a carne representa 17,3% da alimentação no domicílio, cereais como arroz e feijão 5,2%, leite longa vida 4,8% e o café 4,4%. A previsão é de deflação de 0,50% no setor em junho, com leve alta de 0,10% em julho e outra possível elevação semelhante em agosto.


Para 2025, a inflação de alimentos é estimada em 6,3%, e para 2026, em 4,9%, mantendo o tema como um dos focos de atenção do mercado.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara aprova isenção de IR para salários de até R$ 5 mil
ECONOMIA

Câmara aprova isenção de IR para salários de até R$ 5 mil

Proposta relatada por Arthur Lira também prevê taxação de super-ricos e compensação financeira a estados e municípios

Foto: Divulgação
ECONOMIA

Usiminas retomará operação do Alto-Forno 2 da Usina de Ipatinga

Segundo Sergio Leite, presidente da Usiminas, a decisão leva em conta a retomada econômica do país

WR
ECONOMIA

WR Construtora lança novo empreendimento em Ipatinga: The Office

Prédio conta com salas comerciais que já estão sendo adquiridas

Jovem
ECONOMIA

Geração “nem-nem”: um em cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não estuda nem trabalha

A pesquisa também destacou a condição de emprego e estudo desses jovens: 15,3% conciliavam trabalho e estudo, 39,4% dedicavam-se exclusivamente ao trabalho e 25,5% estavam somente estudando

para você
CSE_2.jpg
POLíCIA

Vídeo mostra colisão de duas motocicletas na BR-116

Vale do Aço tem mais de 660 vagas de emprego abertas pelo Sine; confira as funções
EMPREGO

Vale do Aço tem mais de 660 vagas de emprego abertas pelo Sine; confira as funções

Timóteo lidera número de oportunidades, seguido por Ipatinga e Coronel Fabriciano; vagas exigem inscrição online

Timóteo recebe mais de 100 carros antigos em evento neste domingo
LAZER

Timóteo recebe mais de 100 carros antigos em evento neste domingo

3º Encontro de Veículos Antigos reunirá relíquias automotivas, colecionadores de várias regiões e atrações culturais na Praça 1º de Maio

Shopping Vale do Aço promove campanha interativa para o Dia dos Pais
LAZER

Shopping Vale do Aço promove campanha interativa para o Dia dos Pais

Clientes podem ganhar brindes instantâneos e participar de sorteio de super kit churrasco em ação que acontece de 1º a 10 de agosto