Shopping Vale do Aço é o único de MG que segue fechado, diz administração

O Shopping Vale do Aço é um dos principais geradores de emprego da região, sendo 3.500 divididos entre diretos e indiretos

Por Plox

06/08/2020 08h25 - Atualizado há mais de 3 anos

(Matéria atualizada 14h45)

Nos últimos dias, após mudanças no Minas Consciente, diversos municípios mineiros aderiram ao plano de retomada da economia do Governo do Estado. O shopping em Ipatinga é o único, dos 43 empreendimentos de Minas Gerais, que está fechado. As informações são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrace) e foram repassadas pela administração do shopping durante coletiva de imprensa nessa quarta-feira (5).

"Dos 43 shoppings de Minas Gerais, 42 seguem abertos obedecendo as ondas do Minas Consciente das cidades que pertencem. Os demais seguem abertos totalmente por força de decreto municipal: BH, Uberaba, Montes Claros, Araxá, Pouso Alegre e Varginha", disse Rafael Martinez, gerente geral do Shopping Vale do Aço.

 
Ipatinga segue amparada pelo decreto 17 do Governo do Estado, destinado as cidades que não querem aderir ao programa Minas Consciente. Nesse formato, diversos segmentos da economia continuam proibidos de abrir como. No caso do shopping em Ipatinga, as atividades estão suspensas por conta de uma decisão judicial que impede o funcionamento dos serviços, por isso, várias lojas já fecharam as portas.

Por esse motivo, na tentativa de ter igualdade nas flexibilizações, o shopping sugeriu ao município de Ipatinga para aderir ao programa Minas Consciente. "Nós queremos que o município faça a adesão para que haja igualdade e que, de acordo com o que for abrindo, o shopping também possa abrir", disse Rafael.

WhatsApp Image 2020-08-06 at 13.47.38Cidades mineiras que possuem shopping. (Imagem divulgação)

 

Na última sexta-feira (15), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou o recurso da Prefeitura de Ipatinga que requeria efeito suspensivo à decisão liminar que determinou o impedimento de funcionamento dos shopping, dos bares e restaurantes na cidade. Desta forma, ficam mantidas as atuais normas, ou seja, shopping continua com atendimento delivery enquanto bares e restaurantes, além do delivery podem efetuar a venda para retirada no local, vedado consumo interno. 

shopping vale do açoFoto: Divulgação


 
Apesar de preparado para a reabertura, seguindo protocolos da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) chancelados pelo Hospital Sírio Libanês e ratificados pelo Mater Dei, de acordo com a administração do shopping, mais de seis lojas já fecharam definitivamente e 358 pessoas perderam suas fontes de renda. O Shopping Vale do Aço é um dos principais geradores de emprego da região, sendo 3.500 divididos entre diretos e indiretos.

O que diz a Prefeitura de Ipatinga?
 
A partir do detalhamento dos segmentos que estarão contemplados dentro de cada onda no novo modelo do ‘Minas Consciente’ (o que, segundo o Estado, deverá ocorrer até esta quinta-feira, 6), o município irá reunir suas equipes técnicas da Saúde e da Procuradoria Geral para analisar os indicadores epidemiológicos e as orientações do Estado. 

Prefeitura ipatinga 2 - divulgação (1)Foto: Divulgação PMI


 
A definição sobre que instrumento seguir, o ‘Minas Consciente’ ou a Deliberação 17, estará a cargo do Comitê Gestor de Crise, organismo oficial instituído por meio de decreto e que conta com a participação de representantes da sociedade civil e diversas instituições. 

Destaques