Festival leva palhaçaria e alegria a escolas de Santana do Paraíso
Evento itinerante promove apresentações gratuitas de circo e humor em escolas urbanas e rurais do município
Por Plox
06/08/2025 08h40 - Atualizado há 2 dias
Um colorido especial vai tomar conta das escolas públicas de Santana do Paraíso nos próximos dias com a estreia do Pararriso – Festival Itinerante de Humor e Palhaçaria. A partir desta sexta-feira (8), o projeto começa a circular levando apresentações gratuitas de espetáculos circenses a diferentes regiões do município.

Idealizado e coordenado pelo artista Pedro Barroso, o Pararriso surge como uma proposta inovadora que busca democratizar o acesso à cultura, descentralizando atividades artísticas e levando alegria tanto para estudantes quanto para educadores e comunidades escolares. A expectativa é atingir aproximadamente 800 pessoas ao longo da temporada.

A programação desta primeira edição conta com o espetáculo \"Mix Circus\", da Cia Nós de Nariz, que mistura malabarismo, equilibrismo, música e palhaçaria em uma montagem que homenageia o circo tradicional com uma linguagem moderna, irreverente e acessível. O espetáculo promete envolver o público de todas as idades com carisma e leveza, criando momentos de pura diversão.
“Vamos levar nossas apresentações para escolas da zona urbana e rural, beneficiando crianças, adolescentes e educadores com uma programação divertida e de qualidade. Além disso, vamos valorizar artistas locais, estimular a economia regional e garantir muitas risadas”, destaca Pedro Barroso.

A primeira parada do festival será na Escola Municipal José Dias, nesta sexta-feira (8), às 10h15. Na sequência, no dia 21 de agosto, às 10h30, o espetáculo será apresentado na Escola Municipal Josefino Anício. O encerramento da temporada está marcado para o dia 22 de agosto, às 16h, na Escola Municipal Maria Rosa de Oliveira, no povoado do Achado, zona rural da cidade.
A produção e coordenação do evento ficam sob responsabilidade de Pedro Barroso. As fotografias são assinadas por Welligton Silveira, a assessoria de imprensa é de Rômulo Amaral e o design gráfico é desenvolvido por Léo Coenses. O festival ainda conta com parcerias importantes de grupos culturais como Nós de Nariz, Coletivo Aberto e Catavento Cultural. Com o apoio da Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura de Santana do Paraíso e do Governo Federal, o projeto garante acesso gratuito à arte circense em um formato itinerante e acolhedor.