Lula agendará visita à Índia em meio à tensão com tarifas dos EUA
Presidente brasileiro tratará com Modi sobre sobretaxas impostas por Trump a Brasil e Índia
Por Plox
06/08/2025 16h11 - Atualizado há 2 dias
Nesta quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma ligação diplomática crucial ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O objetivo central da conversa será o recente aumento de tarifas imposto pelo governo dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros e indianos.

A medida adotada por Donald Trump, presidente dos EUA, estabelece uma sobretaxa de 50% contra mercadorias indianas, como forma de retaliação pela relação comercial do país asiático com a Rússia, especialmente no setor petrolífero. O Brasil, que também mantém fortes laços comerciais com Moscou, igualmente foi atingido pela decisão.
Durante o telefonema, além de discutir as sanções comerciais, Lula deverá aproveitar a oportunidade para confirmar uma visita oficial à Índia em 2026. Modi, por sua vez, esteve em solo brasileiro recentemente: em junho, ele foi recebido pelo presidente brasileiro no Palácio da Alvorada, em Brasília, em um encontro que fortaleceu os laços diplomáticos entre os dois membros dos Brics.
A ligação entre Lula e Modi ocorre num momento de tensão comercial crescente entre o bloco dos Brics e os Estados Unidos
, e sinaliza uma tentativa de articulação conjunta para enfrentar os efeitos das sanções norte-americanas.