Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sergio Moro critica prisão domiciliar de Bolsonaro e aponta censura

Senador considera desnecessária a medida imposta por Alexandre de Moraes e defende julgamento em primeira instância

06/08/2025 às 16:31 por Redação Plox

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se manifestou publicamente a respeito da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que colocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar. Para o parlamentar, a medida é excessiva e agrava ainda mais o clima político e institucional do país.


Imagem Foto: Agência Senado

Durante sua declaração, Moro apontou que a determinação do STF vai além da prisão em si e impõe restrições ao direito de defesa de Bolsonaro, o que considera ainda mais preocupante. $&&$“A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro é desnecessária. Mas mais grave do que isso, é essa censura prévia que lhe foi imposta, cerceando o próprio direito de defesa”$, afirmou o ex-juiz, que destacou que nenhum acusado deve ser proibido de se manifestar à imprensa, especialmente antes de ser julgado.

O congressista ainda argumentou que o processo contra Bolsonaro deveria estar tramitando em primeira instância, uma vez que ele já não ocupa mais o cargo de presidente e, portanto, não possui foro privilegiado. “Desde o início, eu tenho dito que o melhor que o Supremo poderia fazer é mandar esse caso para a primeira instância”, declarou, acrescentando que o país tem testemunhado uma sucessão de equívocos que apenas intensificam a crise política.


Moro também aproveitou para relembrar o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontando diferenças na condução jurídica dos dois casos. Segundo ele, Lula foi julgado em primeira instância e só foi preso após condenação em segunda instância, com a prisão autorizada pelo próprio STF. “Está na hora de distencionar, de acalmar o país. Essa prisão domiciliar não contribui para o ambiente institucional”, concluiu.


O senador, que teve protagonismo na Operação Lava Jato, utilizou suas redes sociais para reforçar seu posicionamento e criticar o atual momento do sistema judiciário brasileiro, apelando por mais equilíbrio e respeito aos ritos legais.


Compartilhar a notícia

Veja também
Trump cogita visitar Belém durante a COP30 após conversa com Lula
POLíTICA

Trump cogita visitar Belém durante a COP30 após conversa com Lula

Presidente dos EUA revela interesse em estreitar laços com Brasil e aponta possível encontro com Lula ainda este ano

 Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
POLíTICA

Congresso promulga lei do marco temporal para terras indígenas após derrubada de vetos

Decisão mantém direito a terras ocupadas em 1988; STF e Congresso divergem sobre o tema

camara
POLíTICA

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2021 mostram indicadores positivos em Ipatinga

Município aplicou 28% em saúde no período, quase o dobro da base recomendada

Fraude à cota de gênero pode anular chapa do PRTB e mudar vereadores da Câmara de Ipatinga
POLíTICA

Fraude à cota de gênero pode anular chapa do PRTB e mudar vereadores da Câmara de Ipatinga

Votos já indicam possível anulação da chapa proporcional do PRTB por fraude à cota de gênero; decisão pode mudar composição da Câmara