Trecho da BR-040 em MG ganha plano com propostas para reduzir acidentes
Documento reúne propostas elaboradas com mais de 30 instituições para reduzir acidentes em área crítica da rodovia
Por Plox
06/08/2025 14h13 - Atualizado há 1 dia
Em uma iniciativa inédita de diálogo e articulação, a Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA) do Crea-MG apresentou, nesta terça-feira (5), um documento que propõe soluções para um dos trechos mais perigosos da BR-040: os 54 quilômetros entre Nova Lima e Congonhas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O trecho, que vai do quilômetro 563 ao 617, é conhecido pelos frequentes acidentes e pela precariedade estrutural, com problemas como ausência de acostamentos, sinalização deficiente, pontes com pista simples e pavimento em más condições. A proposta apresentada é resultado de um processo de mediação iniciado há cerca de um ano, envolvendo mais de 30 instituições, entre órgãos públicos, concessionárias, representantes da sociedade civil e usuários da rodovia.

Durante esse período, foram realizadas oito sessões de mediação para discutir e consolidar medidas de curto, médio e longo prazos. O material final traz um conjunto de encaminhamentos e será disponibilizado no site do Crea-MG, permitindo o acompanhamento pela sociedade.
Segundo o presidente da CMA, o engenheiro civil Eduardo Vaz de Mello, o documento é um marco na busca por soluções sustentáveis e construídas de forma coletiva. “Com base na boa engenharia e no diálogo, entregamos uma ferramenta de referência para quem toma decisões e fiscaliza a concessão da BR-040”, afirmou.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação da rodovia, participou ativamente das discussões. O coordenador da ANTT em Minas, Marcelo Alcides, destacou que as propostas consideram não apenas a segurança e fluidez do tráfego, mas também sua viabilidade técnica e financeira.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), outra participante do processo, reforçou a necessidade de intensificar a fiscalização, especialmente no transporte de cargas e no controle das jornadas de motoristas, com foco na prevenção de sinistros. “O aumento da presença policial e a agilidade nas respostas são essenciais para melhorar a segurança nesse trecho da rodovia”, afirmou Marcelo Gonçalves, chefe da seção de inteligência da PRF-MG.
Representando a sociedade civil, a porta-voz do grupo SOS-040, Kátia Negreiros, classificou o documento como um importante passo para transformar intenções em ações reais. “Seguiremos cobrando a execução dos compromissos firmados, sempre com foco na preservação de vidas”, afirmou.
O processo de mediação foi conduzido pelo engenheiro e advogado Hérzio Mansur, que destacou o papel do Crea-MG como articulador da iniciativa. “O Conselho atendeu a uma demanda da sociedade e construiu um caminho sólido para melhorias reais na rodovia”, disse.
O documento, agora público, visa orientar as autoridades responsáveis para que medidas efetivas sejam adotadas, com foco na segurança, transparência e responsabilidade social.