IFMG oferta 120 vagas para cursos técnicos e superiores em Ipatinga; saiba como se inscrever

A taxa de inscrição é de R$50. Candidatos que não tenham condições financeiras de arcar com este valor podem solicitar a gratuidade da taxa até o dia 26 de setembro

Por Matheus Valadares

06/09/2023 14h48 - Atualizado há quase 2 anos

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para o processo seletivo que irá selecionar estudantes para os cursos técnicos e superiores, com início no 1º semestre de 2024. O período de candidatura se encerra no dia 19 de outubro.

Em Ipatinga, Vale do Aço, será ofertadas 120 vagas. Confira abaixo:

  • 40 vagas para o curso técnico em Automação Industrial (integrado ao Ensino Médio);
  • 40 vagas para o curso técnico em Eletrotécnica (integrado ao Ensino Médio);
  • 40 vagas para o curso de graduação em Engenharia Elétrica, sendo 20 vagas via processo seletivo próprio e 20 vagas via SISU.

Para ingresso nos cursos técnicos, os candidatos serão avaliados presencialmente mediante uma prova a ser realizada no dia 3 de dezembro de 2023.

Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014 a 2023).

Fachada de um dos campus da instituição. Foto: IFMG/Divulgação.

 

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição é de R$50. Candidatos que não tenham condições financeiras de arcar com este valor podem solicitar a gratuidade da taxa até o dia 26 de setembro. Os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Cefet Minas (FCM), contratada pelo IFMG para gerir este processo seletivo.

Vaga em outras unidades

São quase 5 mil vagas em 117 cursos ofertados nas em todas as unidades da instituição, que além de Ipatinga, também está presente nos municípios de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. 

Regras

Além de apresentarem detalhes sobre os cursos disponíveis, os editais contêm informações indispensáveis sobre a política de cotas, cronograma completo do vestibular e o conteúdo que será abordado nas avaliações. É fundamental que todos os candidatos façam a leitura atenta desses documentos. Estudantes surdos que necessitarem esclarecer dúvidas ou tratar de qualquer questão relacionada devem enviar e-mail para: [email protected]

Lei de Cotas

Conforme a Lei nº 12.711/2012, conhecida como "Lei de Cotas", o IFMG reserva, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas durante o Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o Ensino Médio (no caso da graduação). Além disso, há a destinação de pelo menos uma vaga para pessoas com deficiência (PCD), em todos os cursos ofertados.

Existem, ainda, subdivisões nas vagas reservadas, relacionadas a renda familiar, questões étnico-raciais e deficiência. Candidatos com deficiência e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas podem ser candidatar a vagas específicas, lembrando que, estas últimas, posteriormente, passarão pelo processo de heteroidentificação para confirmar o direito à vaga.

Por outro lado, se o candidato não estudou em escola pública ou prefere não se inscrever nas vagas reservadas (cotas), basta selecionar a opção "Ampla Concorrência".


 

Destaques