Britânica grávida conquista medalha inédita na Paralimpíada

Jodie Grinham se torna a primeira atleta grávida a subir ao pódio nos Jogos Paralímpicos ao vencer a disputa pelo bronze no arco e flecha feminino individual

Por Plox

06/09/2024 09h14 - Atualizado há 4 meses

A arqueira britânica Jodie Grinham fez história ao se tornar a primeira atleta paralímpica grávida a conquistar uma medalha, ao vencer o bronze na prova individual feminina. A notícia foi confirmada pelas redes sociais oficiais das Paralimpíadas neste sábado (31).

Foto: reprodução/ redes sociais

Duelo emocionante pelo bronze

Grávida de sete meses, Grinham, de 31 anos, enfrentou um desafio extra durante a competição, mas manteve a calma para superar a britânica Phoebe Paterson Pine, medalhista de ouro da Paralimpíada de Tóquio 2020. A vitória foi decidida por um placar apertado de 142 a 141, em um emocionante duelo realizado na sexta-feira (30).

Desafios da gravidez durante a competição

Durante a competição, Grinham relatou as dificuldades de competir enquanto grávida: “O bebê não parou de chutar. É quase como se o bebê estivesse dizendo: ‘O que está acontecendo? É muito alto, mamãe, o que você está fazendo?’ Mas tem sido um lembrete adorável da bolha de apoio que tenho na minha barriga”, compartilhou a medalhista, revelando como o apoio de seu bebê foi uma presença constante durante as disputas.

Superação e expectativas para Paris

A jornada de Grinham até a medalha não foi fácil. "Estou muito orgulhosa de mim mesma, tive dificuldades e não foi fácil. Mas, enquanto eu estivesse saudável e o bebê estivesse saudável, eu sabia que poderia competir. Eu sabia que, se eu atirasse tão bem quanto eu pudesse, eu poderia voltar como uma medalha”, disse a atleta.

Com uma performance notável, Grinham ainda tem esperança de adicionar outra medalha ao seu nome, pois disputará as quartas de final do misto por equipes na segunda-feira (2), ao lado do colega Nathan McQueen.

Grinham, que já marcou seu nome na história dos Jogos Paralímpicos, segue inspirando com sua determinação e força, mostrando que a maternidade e o esporte de alto rendimento podem coexistir de maneira triunfante.

Destaques