Esplanada dos Ministérios terá bloqueios e show da esquadrilha da fumaça no 7 de setembro; veja os detalhes

Desfile contará com a presença do presidente Lula, autoridades e homenagens ao Rio Grande do Sul; segurança reforçada com 4.882 agentes

Por Plox

06/09/2024 18h28 - Atualizado há 12 meses

O tradicional desfile de 7 de setembro em Brasília terá a Esplanada dos Ministérios totalmente fechada para veículos a partir das 23h desta sexta-feira (6), com liberação das vias somente após o evento, na tarde de sábado (7). O público poderá assistir ao desfile gratuitamente nas arquibancadas montadas ao longo da Esplanada, com acesso permitido a partir das 6h20 do sábado. O desfile está previsto para começar às 8h45.

Foto: Ricardo Stuchert/ PR

Para garantir a segurança do público, serão proibidos o ingresso com substâncias inflamáveis, garrafas de vidro, latas, fogos de artifício, lasers, artefatos explosivos e sprays. Também não será permitido portar materiais para sustentar bandeiras e cartazes.

Presença de autoridades e homenagem ao Rio Grande do Sul

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acompanhará as celebrações na Esplanada dos Ministérios. O governo federal convidou todos os parlamentares federais, governadores dos estados e do Distrito Federal, além de ministros dos Poderes Executivo e Judiciário. No entanto, ainda não foram divulgadas quais autoridades confirmaram presença.

Durante o desfile, que terá a participação de 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas, haverá uma homenagem especial ao esforço de reconstrução do Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que atingiram diversas cidades gaúchas.

Show da esquadrilha da fumaça e infraestrutura

Uma das atrações mais aguardadas, o espetáculo da esquadrilha da fumaça da Força Aérea Brasileira, está programado para começar às 10h30. O local contará com infraestrutura de banheiros, rampas de acesso e entrega de brindes para o público.

Segurança e monitoramento

A segurança do evento será reforçada com a presença de militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de 4.882 agentes das forças de Segurança Pública do Distrito Federal. A área será monitorada por câmeras, drones e pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com acesso aéreo restrito a drones autorizados.

A Polícia Militar do Distrito Federal e o Detran coordenarão as ações de trânsito na região central, com restrições adicionais de acesso à Praça dos Três Poderes e prédios públicos, que serão protegidos por gradis para garantir a segurança dos participantes e autoridades presentes.

Destaques