Lobos causam terror em vilarejos na Índia com ataques fatais a crianças
Corte de energia e inundações forçam animais a saírem de seus habitats, resultando em mortes e ferimentos
Por Plox
06/09/2024 06h23 - Atualizado há 4 meses
Uma série de ataques de lobos está causando pânico em cerca de 30 vilarejos no distrito de Bahraich, no Estado de Uttar Pradesh, na Índia, desde meados de abril. Até agora, nove crianças e um adulto foram mortos, enquanto outras 34 pessoas ficaram feridas. O caso mais recente ocorreu na noite de 17 de agosto, quando Sandhya, de quatro anos, foi atacada enquanto dormia fora de sua casa. A tragédia ocorreu logo após um corte de energia que deixou a área na escuridão. O corpo da menina foi encontrado no dia seguinte, em um campo de cana-de-açúcar a 500 metros de sua residência.
Os relatos das aldeias afetadas mostram o pânico instaurado. Muitas casas não possuem fechaduras, e as crianças estão sendo mantidas dentro de casa. Homens do vilarejo têm patrulhado as ruas mal iluminadas à noite para tentar prevenir novos ataques. As autoridades locais estão utilizando drones, câmeras, armadilhas e fogos de artifício na tentativa de afastar os animais. Até o momento, três lobos foram capturados e realocados para zoológicos.
Os ataques a humanos por lobos são extremamente raros e, geralmente, estão associados a animais infectados com raiva, uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode levar a comportamentos agressivos. De acordo com um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa da Natureza, entre 2002 e 2020, foram registrados 489 casos confiáveis de ataques de lobos em 21 países, incluindo a Índia, sendo que apenas 26 deles resultaram em morte. A maioria desses ataques ocorreu em situações envolvendo lobos raivosos.
A localização de Bahraich, entre um rio e florestas, faz do distrito um habitat tradicional para lobos, que geralmente caçam veados negros, gazelas indianas e lebres. No entanto, chuvas pesadas e inundações sazonais do rio Ghaghara alteraram drasticamente a paisagem, potencialmente empurrando os lobos para áreas habitadas em busca de comida e água.
Amita Kanaujia, do Instituto de Ciências da Vida Selvagem da Universidade de Lucknow, aponta que as mudanças climáticas, ainda que graduais, podem causar perturbações nos habitats naturais dos lobos. "As inundações podem forçar os lobos a entrarem em assentamentos humanos em busca de alimento", explica.